Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Transparência na oferta de vagas nas creches de Dourados!

Para: Prefeitura de Dourados/Câmara de Vereadores

Por que algumas crianças conseguem vagas nos Ceims ou bolsas em creches particulares e outras não? Quais são os critérios da Prefeitura?


Por causa de questionamentos como esses, a vereadora Daniela Hall apresentou o Projeto de lei 057/2019 obriga a Prefeitura de Dourados a dar transparência nos processos de convocação das crianças que estão em lista de espera por vagas nas creches.

De acordo com o projeto, os pais poderão acompanhar, por exemplo, a efetiva posição de cada criança na lista, o tempo de espera e os critérios de chamamento. Daniela explica ainda que esse conteúdo deverá estar disponível no site oficial da Prefeitura de Dourados, permitindo-se assim controle e fiscalização pelos pais e demais órgãos públicos de controle.

Segundo ainda o projeto, a lista deverá conter o nome da criança, nome do responsável, data de nascimento e data de solicitação da vaga. A atualização deverá ser mensalmente no último dia útil de cada mês e para o acesso aos dados pessoais das crianças o usuário deverá preencher campo com informações de segurança.

A vereadora explica ainda que a motivação para propor o projeto são as dúvidas de mães que chegam até o seu gabinete diariamente quanto aos critérios de convocação das crianças. "Elas não tem como saber, de forma clara como está o andamento do pedido que fizeram em busca de vagas. Por essa razão a sensação é de que as crianças simplesmente foram esquecidas ou que a vaga foi ocupada por outra. Temos que garantir mais transparência nesse processo e o nosso projeto de lei tem exatamente essa intenção".

Déficit

O déficit de vagas em Dourados, segundo inquérito do Ministério Público Estadual é de 2,8 mil crianças e se por um lado sobram crianças, por outro faltam iniciativas da gestão municipal em tentar solucionar o problema. Prova disso é que justamente no início do ano, quando as mães foram procurar por vagas, pelo menos cinco Centros de Educação Infantil estavam com as obras paralisadas. A informação foi levada pela vereadora Daniela ao Ministério Público Estadual.

Tramitação

O Projeto de lei tramita na Câmara de Vereadores de Dourados desde o dia 8 de abril. Foi aprovado em 1ª votação. Nas últimas duas sessões sofreu pedido de vistas (adiamento da votação) por vereadores da base da prefeita Délia Razuk, sendo o primeiro o vereador Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PR) e o segundo o vereador Maurício Lemes (PSB). Com os pedidos de adiamento, o projeto que seria votado na sessão da última segunda-feira (17), será colocado em pauta na sessão da próxima semana. Se aprovado em 2º votação, o projeto de lei será enviado para sanção ou veto da Prefeitura de Dourados.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
281 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar