CARREIRA ÚNICA NA PMMG

Para: Senhor Governador do Estado de Minas Gerais, Senhores Deputados Estaduais

Belo Horizonte, 01/07/2019
CARREIRA ÚNICA NA PMMG, PCMG e BMMG-

-É RECONHECIMENTO, É MAIS MOTIVAÇÃO E EFICIÊNCIA NO SERVIÇO PRESTADO AO POVO MINEIRO.

**CHEGA DE ATALHOS!!**

- Esse Abaixo-assinado servirá de termômetro e pesquisa, tem como objetivo também, manifestar a opinião dos Policiais Militares da PMMG ao Senhor Governador e aos nossos legisladores estaduais, sobre o atual modelo de estruturação Interna de carreira. Serve também como auxílio e forma de assessoria para implantarem uma Forma de estruturação de Carreira que Motiva toda a Instituição Policial Militar, PC e BM a desenvolver um serviço de qualidade com mais motivação, dedicação e Eficiência para a População Mineira.

- Atualmente a PMMG, PC e BMMG são estruturadas em um modelo de Polícia que é ultrapassado, onde é possível assumir os cargos de chefia, direção e comando sem possuir experiência satisfatória na atividade fim, seja ela Policiamento ostensivo na PMMG ou nas demais atividades desenvolvidas pela PC e Bombeiros.
- Solicitamos o Modelo de Carreira Única, como é utilizado hoje em todas as Polícias em Países sérios. A Distribuição de Cargos atual e a forma como flui as promoções é injusta e Preconceituosa; Isso engessa o policial e o desmotiva ao longo da carreira, acontecendo o que se vê muito, Policiais com menos de 10 anos de serviço que não sentem mais motivação para prestar um serviço mais Eficiente. Hoje há exemplos de praças que são instrutores em cursos de aviação, chegando a dar aula para oficiais em instituições civis, e não podem pilotar dentro da instituição por conseqüência de uma legislação que permite apenas oficiais atuarem como piloto.
A carreira Única proporciona mais motivação ao Policial militar, pois o servidor vislumbra sempre alcançar salários, cargos e funções maiores dentro da instituição. POLICIAL MOTIVADO TRABALHA MAIS.

No Brasil temos apenas uma Polícia estruturada em carreira única, a PRF; na PRF existe apenas uma porta de entrada, ou seja, concurso único de ingresso no órgão. Não Existe chefe ou diretor dentro da PRF que nunca foi Policial Rodoviário Federal. É através de mérito próprio e destaque pessoal que ocorre a ascensão na carreira, o PRF pode atingir qualquer cargo na Hierarquia Policial interna, seja corregedor, superintendente e até a Direção Geral em Brasília.

A PRF é estruturada em carreira Única onde só existe um Cargo, o de Policial Rodoviário Federal, ou seja, não importa sua classe, 1ª classe, 2ª classe, dentro da hierarquia, todos são Policiais Rodoviários. Para o PRF ascender na carreira, ele deve cumprir metas operacionais ao longo da carreira, como por exemplo, número de abordagens, prisões, apreensões e outras metas. O Policial que atinge todas as metas acende na carreira e em 18 anos ele pode chegar ao topo, maior classe na Hierarquia interna.
Essa Estrutura lembra as polícias da Europa e América do Norte em que o Policial inicia sua carreira na atividade fim como motorista de viatura, comandante de guarnição, passando à investigador, até chegar aos cargos de chefia de departamentos e chefia geral dos órgãos; Progressão por desempenho e Meritocracia própria dentro da instituição.

** Não há como iniciar sua carreira Policial nessas instituições sem passar pela atividade Fim, ou seja, sem iniciar e conhecer na prática, os menores postos e graduações.
** Faz toda diferença ter um chefe que já passou por tudo que um praça passa no serviço diário, conduzindo viaturas, comandando guarnições nos mais variados tipos de ocorrências, tendo o contato direto com a população, conhecendo na prática e não em teorias, os principais gargalos do nosso sistema penal e processual.

CARREIRA ÚNICA na POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS JÁ!!
CARREIRA ÚNICA na POLÍCIA CIVIL JÁ!!
CARREIRA ÚNICA no CORPO DE BOMBEIROS JÁ!!
CHEGA DE ATALHOS!
Belo Horizonte, 01/07/2019