Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Remuneração médica vis ou extorsiva

Para: Conselho Federal de Medicina e Sociedades médicas

Ilmo. Sr.
Presidente do Conselho Federal de Medicina
Presidentes das Sociedades Médicas


Nós, abaixo-assinados, médicos inscritos regularmente em nossos respectivos conselhos regionais, vimos requerer de V.S.ª cumprimento do código de ética médica, no Capítulo VII que trata da remuneração profissional, onde no artigo 86 é vedado ao médico: Receber remuneração pela prestação de serviços profissionais a preços vis ou extorsivos, inclusive de convênios. O valor da consulta que consta nas diversas Tabelas e Listas de Procedimentos, como a CBHPM, tem sua origem histórica nos anos 1980, quando a AMB (Associação Médica Brasileira) conseguiu implantar a 1ª tabela, para negociar com os “convênios”. Na época, a única maneira de fazer as diversas especialidades aceitarem o novo referencial foi criar um valor único mínimo para a consulta médica. E, desde então, este conceito equivocado de um valor único para todas as consultas tem se mantido, sem que fosse questionada sua lógica.
Que providências se ético, administrativas e punitivas sejam adotadas pelos seguintes motivos:
1. O descumprimento do Artigo 86 do código de ética médica por médicos.
2. Desqualificação e proibição de clínicas que descumprem o Artigo 86
3. Necessidade urgente de criar mecanismos de hierarquização das consultas médicas.
4. Cumprimento urgente dos princípios fundamentais do código de ética, no artigo 3º, a fim de que possa exercer a Medicina com honra e dignidade, o médico deve ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa.
Em razão disso, solicitamos de V.S.ª o máximo empenho para solucionar esta situação.
Já Assinaram
118 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 02 julho 2019
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico