Manutenção do Centro de Informações Antiveneno - CIAVE no Hospital Geral Roberto Santos - Salvador - Bahia - Brasil

Para: Governo do Estado da Bahia e SESAB - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Solicitamos ao Governo do Estado da Bahia e à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB que mantenha o Centro de Informações Antiveneno - CIAVE (Bahia/Brasil) no Hospital Geral Roberto Santos - HGRS.
Salientamos a importância do CIAVE, centro de referência estadual em Toxicologia e único do gênero no estado, estar localizado em um hospital geral, principalmente como o Hospital Geral Roberto Santos, que já é considerado e reconhecido pela população como unidade de referência no atendimento à intoxicação, onde o CIAVE atua praticamente desde a sua criação.
A saída do Ciave para um local fora do HGRS irá comprometer a continuidade do serviço, haverá a perda da sua expertise, com a ausência/insuficiência de experiência prática por parte dos profissionais de saúde, levando a uma insegurança na orientação toxicológica e resultando em fragilidade e descrédito com prejuízos ao SUS.
Assim, considerando as especificidades das atividades desenvolvidas pela equipe técnica do CIAVE; o custo-benefício da permanência do CIAVE nas atuais dependências, pois uma eventual mudança acarretaria na adequação de um local que proporcionasse a execução plena destas atividades; que o CIAVE foi projetado especialmente para o desenvolvimento destas atividades; ao considerar a importância do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio - NEPS na prevenção do suicídio; a importância da manutenção do LABTOX e do Jardim de Plantas Venenosas; solicitamos que seja revisto o projeto de reordenamento do HGRS e que o CIAVE, dentre outros motivos citados, permaneça nas suas instalações para que não ocorram prejuízos no atendimento à população em geral e aos profissionais de saúde que precisam do atendimento e das orientações dos profissionais do CIAVE nos eventos envolvendo as intoxicações exógenas no estado da Bahia.