Eleições Diretas para o DCE da Universidade de Taubaté(UNITAU)

Para: Estudantes da Universidade de Taubaté(UNITAU)

O Diretório Central dos Estudantes é o órgão máximo de representação dos alunos em uma universidade. Ele tem o papel de representar os interesses dos alunos frente à reitoria e os governos (municipal, estadual e federal) e defender os direitos estudantis.

Em praticamente todas as universidades do país, a diretoria do seu DCE é eleita de modo direto pelos alunos. Ou seja, na hora de eleger uma nova diretoria, todos os alunos tem o direito de votar na chapa que acreditam que os representa mais.

Mas aqui na Unitau, não são todos os alunos que podem votar pra escolher a próxima diretoria do DCE. Quem pode votar são apenas as diretorias dos CAs e DAs de cada curso, restringindo muito a participação estudantil e a democracia.

Para nós, do movimento Unitau Enfrente, a construção de um movimento estudantil unido, participativo e democrático passa por construir uma legitimidade maior das nossas entidades perante os alunos. Hoje muitos alunos não se sentem representados de fato pelo nosso DCE. A introdução de eleições diretas pra escolher a próxima diretoria pode ajudar a dar um passo à frente pra melhorar a representatividade estudantil e intensificar a participação.

Queremos conversar com cada estudante e professor, com os CAs e Das, com a atual diretoria do DCE e com a administração da Unitau. Como podemos fazer a participação estudantil avançar? Como podemos ter um DCE mais representativo? E por que os alunos da Unitau não podem votar pra DCE?

Eleições Diretas para o DCE da Universidade de Taubaté(UNITAU), para Estudantes da Universidade de Taubaté(UNITAU) foi criado por: Movimento Unitau Enfrente .