Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Carta de prefeitos e prefeitas a Lula

Para: Lula

Querido Lula.

Nós, que enquanto Prefeitos(as) tantas vezes estivemos em Brasília, nas diversas Marchas ou individualmente, para lutar por Políticas Públicas e recursos para nossos Municípios, queremos expressar nosso profundo respeito e reconhecimento por você, pelo seu compromisso com o fortalecimento das cidades e por tudo o que fez pelo nosso povo que, de fato, reside nos municípios.

Não esqueceremos dos diversos Programas criados que foram fundamentais para nossos Municípios tais
como: Bolsa Família, FUNDEB, PAC Habitação, Saneamento e Mobilidade, MCMV, Luz para Todos, Mais
Médico, UPA’s, Farmácias Populares, Restaurantes Populares, Universidades Federais, Escolas Técnicas Federais, Pontos de Cultura, Centros Públicos de Emprego e Renda, Formalização do Trabalhador (carteira assinada e MEI), recuperação do salário mínimo e tantos outros que seria impossível enumerá-los aqui.

Os marcos regulatórios do saneamento, resíduos sólidos , consórcios públicos, mobilidade, o novo código florestal e o estatuto da metrópole contribuíram para reafirmar o protagonismo municipal.

Assim como os processos de construção das Políticas Públicas com a ampla participação dos Entes Federados e da sociedade civil, definindo nas diferentes Conferencias, as Políticas, os programas, os recursos necessários e sua implementação. Cada ação, cada Política foi fruto de entendimento entre nós, por isso fomos parceiros nestas conquistas. As nossas Marchas e visitas sempre foram bem recebidas e resultaram em medidas para melhorar a vida dos brasileiros nos diversos cantos do País. Este relacionamento, democrático e republicano, se desenvolveu em um espaço institucional de diálogo e negociação permanentes- o Comitê de Articulação Federativa. A diversidade dos municípios brasileiros era contemplada e acolhida, nossas entidades nacionais tiveram protagonismo.

Hoje a realidade mudou e é muito cruel. Estamos vivendo uma profunda crise econômica, política e institucional, de desconstrução das políticas públicas e dos espaços de participação e negociação. Convivemos agora com uma realidade de aumento da pobreza, do desemprego, das oportunidades e da desesperança em nossos municípios. É no município que as demandas são mais latentes. Com a ampliação de nossas competências, aliada à escassez de recursos para enfrentá-las e a ausência de parcerias como as que já tivemos, o nosso desafio parece insuperável.

Queremos que esta seja uma Marcha para reafirmar nosso compromisso com um Brasil Democrático, Soberano e com menos desigualdade, com um Pacto Federativo que considere a importância do Município, bem como para afirmar nossa esperança de que a verdade prevalecerá e que sua liberdade será fundamental para pautarmos outras alternativas de enfrentamento da crise que vivemos.

Neste momento difícil e injusto por que passamos, inclusive de ameaça à nossa democracia, queremos deixar claro nossa indignação com sua prisão política e a nossa certeza de sua inocência. Confiamos em você.

Sua atuação junto aos municípios, em passado tão recente, é farol para o futuro que desejamos construir para o povo brasileiro. A disputa do ano que vem nos traz o desafio de retomar a agenda democrática e
popular através da experiência municipal. Sentimos muito a sua falta. Estamos aqui porque a conquista de sua liberdade está na essência de nossa luta.

Um abraço muito forte e fraterno, de companheiros(as) que jamais deixarão um dos seus pelo caminho.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
56 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar