Carne de sol de Picuí é patrimônio da Paraíba

Para: Assembléia Legislativa da Paraíba

Hoje na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, o Projeto de Lei 711/2019 proposto pelo Deputado Eduardo Carneiro e“que elevava a carne de sol de Picuí à condição de patrimônio imaterial do estado da Paraíba”, foi declarado inconstitucional por “afrontar o princípio da Razoabilidade/proporcionalidade, e que “apenas contribuirá para a inflação legislativa sem funcionalidade prática”.
Foi com muito pesar que recebemos a notícia desta decisão. Conhecer a gastronomia de um lugar é valorizar a cultura de um povo. As investigações na gastronomia servem como fonte de conhecimento da identidade de um lugar de modo a perpetuar seus hábitos e costumes. Carne de sol nós temos no Brasil inteiro, mas carne de sol de Picuí, só temos na Paraíba, afinal Picuí está aqui no nosso estado e carrega em sua carne de sol características de qualidade reconhecidas por todo o país.
Se você é cozinheiro, chef, estudante de gastronomia, se você é paraibano, nos ajude a lutar pela elevação da carne de sol de Picuí a patrimônio cultural imaterial da Paraíba.