Implantação do Curso de Graduação em Direito no Instituto de Estudos do Xingu (UNIFESSPA)

Para: Exmo. Sr. Ministro da Educação, Reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e Diretora do Instituto de Estudos do Xingu

Nos dias atuais, o mundo do trabalho vem sendo marcado por tensões conjunturais e por uma dinamicidade decorrente das mudanças ocorridas no cenário socioeconômico.

Neste cenário, a formação profissional deve ser alicerçada pela busca do essencial, da defesa dos direitos dos cidadãos, para ações que nos tornem mais humanos, fortaleçam as nossas convicções morais e sociais, nos distingam como seres éticos e que respeitem a diversidade do ser.

O curso de Direito tem como objetivo geral, oportunizar ao graduando uma formação geral e humanística, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica, que fomente a capacidade de trabalho em equipe, a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania, a inclusão, os Direitos Humanos e a paz social.

O curso de direito tem a vantagem de disseminar cultura, levando a um bom número de pessoas, por vezes residentes em locais distantes dos grandes centros, maior conhecimento da legislação brasileira e dos direitos e deveres de cada um. Esse é o aspecto positivo, a possibilidade que dão a profissionais já estabelecidos (por exemplo, administradores, contadores e bancários) de elevar sua cultura e até sonhar com nova atividade profissional.

Considerando a existência de um Campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará no município de São Félix do Xingu e considerando que as únicas opções de graduação em Direito distam cerca de 400 quilômetros de distância da sede do município em faculdades particulares e que a oferta do curso de direito em universidade pública mais próxima do município de São Félix do Xingu, fica no município de Marabá que dista aproximadamente 500 quilômetros de distância, o que faz com que muitos não ingressem no referido curso devido às dificuldades encontradas, seja em relação à locomoção, seja em relação ao custo com estadias fora de seu domicílio ou até mesmo por muitos não poderem se ausentar do município por causa do trabalho.

Sendo assim, solicitamos a esta Magnifica Reitoria a implantação do curso de Direito no Instituto de Estudos Xingu, Campus da UNIFESSPA em São Félix do Xingu.
  1. Actualização #1 Adesão de novos interessados na causa

Criado em terça-feira, 22 de agosto de 2023

Prezados, informo que surgiram mais pessoas interessadas na causa e que estão dispostas a lutarem para que esse sonho seja realizado, gostaria de saber se todos ainda tem interesse no assunto, caso afirmativo, favor participar do grupo de WhatsApp que está circulando nos grupos hoje ou entre em contato comigo.