Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

TCC como disciplina NÃO obrigatória para o curso de Administração/CEDERJ - UFRRJ

Para: UFRRJ, CEDERJ, Coordenação do Curso de Administração

Ainda que, de acordo com a lei, não seja requisito a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso para colação de grau e obtenção de diploma, a instituição de ensino UFRRJ permanece sustentando a obrigatoriedade dessa disciplina para conclusão do curso de administração a distância da fundação CEDERJ.

A Universidade não oferece o suporte necessário para que os alunos finalizem seus trabalhos e projetos em tempo hábil e, diante disso, inúmeros alunos formam-se com até 1 ano de atraso, perdendo diversas oportunidades, inclusive, no mercado de trabalho. Há relatos de alunos que perderam oportunidades de promoção e foram demitidos de suas empresas por não apresentarem o diploma de nível superior no tempo requerido.
A Coordenação da disciplina alega que não é permitido aos alunos prosseguirem com a execução de seus projetos sem as instruções de um orientador, porém, a questão é que a grande maioria dos alunos não recebe orientador, e muitos dos que recebem, permanecem sem retorno e sem orientação.
A instituição de ensino se apega ao tradicionalismo, o que é compreensível, dada toda sua história e trajetória, mas, a disciplina em questão carece gravemente de organização interna, muitos alunos já foram extremamente prejudicados e muitos serão.

Cabe ressaltar que, a modalidade presencial do curso NÃO possui essa obrigatoriedade, somente a possuem os alunos da modalidade à distância, que justamente, são os que menos possuem contato com professores e orientadores.

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2005. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração.
Art. 9º. O trabalho de Curso é um componente curricular opcional da Instituição que, se ao adotar, poderá ser desenvolvido nas modalidades de monografia, projeto de iniciação científica ou projetos de atividades centrados em áreas teórico-práticas e de formação profissional relacionadas com o curso, na forma disposta em regulamento próprio.

Tornar opcional a execução e apresentação do TCC ajudará a evitar que muitos alunos tenham seus certificados de conclusão retidos por conta da incapacidade administrativa existente na disciplina, mesmo após o cumprimento de TODA a grade curricular.

ALGUNS DEPOIMENTOS DE ALUNOS:
-" Conheço pessoas que já foram prejudicadas. Se querem oferecer a disciplina é obrigatório o suporte inexistente."
- " O CEDERJ não consegue dar o menor apoio pro aluno, fazendo com que praticamente todos os formandos passem pelo menos 1 período a mais pra conseguir se formar."
- "Aceito a petição pelo simples fato de ser uma matéria com pouca ou nenhuma orientação."
- "Concordo plenamente com os argumentos apresentados. Já fui prejudicada pela má administração do curso e farei de tudo para que isso mude."
- "São muitos alunos e poucos orientadores. Eu só comecei a receber orientação nesse semestre e em atraso. Só consegui depois de muito estresse, sendo que estou matriculada na disciplina desde o inicio do semestre anterior. E fui informada por.meu orientador, que não poderei apresentar meu TCC nesse semestre, devido o tempo que não será suficiente para desenvolvimento do projeto."
- "Muito ruim este tcc, não temos orientação nenhuma, e o curso muito desejar."
- "Beira o absurdo o descaso e a enrolação com os alunos inscritos na matéria. Enormes falhas administrativas (ironicamente), no curso de Administração."
- "Eu já perdi vaga em Concurso Público, onde eu fiquei em primeiro lugar, por não ter concluído o curso (apresentado o TCC) a tempo."
- "A falta de suporte no momento da orientação é extremamente prejudicial ao estudante. Se não há condições de oferecer tal suporte, penso que o melhor seja desobrigar o estudante da elaboração do TCC. Já passamos por tantos percalços estudando a distância, não podemos ser prejudicados ainda mais."
- "Alguns orientadores com mais de 20 alunos pra orientar, CEDERJ sem estrutura."
- "Concordo. Acrescento que mesmo os que recebem orientadores sofrem pois muitos não sabem orientar, aparentam ser mais perdidos que os próprios alunos, alguns parecem nem ler o trabalho, parecem só estar ali para ter o nome exposto e aparecer as custas do aluno."


Por fim, resumimos que o problema todo consiste no fato de a Universidade insistir, por motivo desconhecido, em exigir uma disciplina que não possui condições de administrar, mesmo ciente dos inúmeros prejuízos que a situação acarreta.

  1. Actualização #1 Encerramento

    Criado em domingo, 27 de outubro de 2019

    Cancelar





Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
955 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar