Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Guapimirim contra o desmatamento para a construção de um shopping

Para: Exmo. Sr. Prefeito de Guapimirim, Jocelito Pereira de Oliveira

O prefeito de Guapimirim, Zelito Tringuelê, anunciou recentemente, durante um evento voltado aos servidores públicos, a construção de um shopping de lojas comerciais no lugar onde atualmente se encontra o único trecho de floresta que resistiu ao crescimento urbano dos últimos anos. A área fica no início da Avenida Dedo de Deus, entre o novo Posto Ipiranga e o condomínio Bosque dos Cambucás. Tem aproximadamente 1 hectare e abriga mais de 100 árvores de diferentes espécies, em um ecossistema que abrange também animais e outras formas de vida, além de ser um corredor ecológico conectado a um morro com vegetação preservada e de contribuir para a recarga do lençol freático e a proteção do solo contra processos erosivos. Parte dos lotes também estão localizados no Bioma Mata Atlântica (zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos), ou seja, estão inseridos em áreas de preservação permanente, conforme Lei Federal 12651/2012.

Quem mora em Guapi há muito tempo deve se lembrar daquele friozinho que sentíamos quando entrávamos na cidade pela avenida principal. A partir da Estrada Imperial havia um grande trecho de floresta que tornava a temperatura do local mais baixa mesmo em dias mais quentes. É o chamado microclima: uma variação do padrão climático geral em decorrência de condições físicas específicas de um pequeno espaço, como a topografia, a vegetação e o solo. Há alguns anos atrás, foi erguido ali um condomínio sem que a população fosse previamente consultada (pelo menos não de maneira transparente e abrangente). Mais recentemente, também próximo dali, árvores centenárias deram lugar a um posto de gasolina construído outra vez sem uma consulta pública. Sobrou apenas um hectare de floresta que, apesar de tudo, ainda garante a paisagem natural e também mais conforto climático para quem chega à cidade.

Guapimirim tem quase 80% do território em área de proteção ambiental. Na prática, não é bem assim, uma vez que a fiscalização ainda carece de atenção por parte de todas as instâncias do poder público (municipal, estadual e federal). Mesmo frente às atuais discussões em pauta no país, como as queimadas da Amazônia e a tragédia do óleo que atingiu o litoral nordestino, os gestores públicos municipais ignoram o desenvolvimento sustentável de Guapimirim ao se articularem a favor do desmatamento de uma área verde importante, destruindo a natureza, desconfigurando a identidade local, abalando o senso de pertencimento da população, indo no sentido contrário do turismo local, gerando impactos socioambientais e minimizando o potencial do empreendimento, uma vez que há outros locais mais apropriados para a construção de um shopping em Guapimirim - como, por exemplo, as inúmeras áreas improdutivas, de pasto ou sem vegetação às margens da Rodovia Rio-Teresópolis. Um shopping em algum ponto entre o Parque Santa Eugênia, Parada Modelo e o pórtico principal de Guapimirim atenderia tanto aos munícipes quanto aos milhares de motoristas que passam pela via diariamente, potencializando o alcance de público e de lucratividade dos lojistas, gerando consequentemente mais emprego e renda entre os moradores.

Sim, é possível buscar o desenvolvimento com equilíbrio, sem prejudicar o meio ambiente, a vida e as próximas gerações. Se você acredita que o patrimônio natural (juntamente com o histórico-cultural) é a nossa maior riqueza, assine este abaixo assinado e mobilize mais pessoas a favor desta causa!




Qual a sua opinião?

Guapimirim contra o desmatamento para a construção de um shopping, para Exmo. Sr. Prefeito de Guapimirim, Jocelito Pereira de Oliveira foi criado por: #GuapiSempreVerde.
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1.109 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar