Contra inclusão da linha 206.2 na licitação de linhas rurais do Distrito Federal

Para: Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal

Desde 17/07/2018 temos em nossa região (Ponte Alta Sul - DF-180 - Embrapa) a linha 206.2 Gama / Tamanduá / Estação Samambaia (Metrô) compartilhada entre a Urbi Mobilidade Urbana (HP) e Viação Pioneira, o motivo dessas empresas assumirem o transporte coletivo em nossa região, foi à descontinuidade da prestação do serviço das antigas linhas 0.206 e 206.0 do Serviço de Transporte Público Complementar Rural – STPCR.
Há anos estávamos em conjunto com a Associação de Moradores e Produtores de Ponte Alta – AMPPA, lutando para que tivéssemos um transporte público de qualidade em nossa região, o autônomo rural tem muitos gargalos, trazendo assim prejuízos para moradores da região, sempre foram ônibus velhos, sem condições de rodar, profissionais despreparados, não havia cumprimento de horários e itinerários, muitos moradores (trabalhadores) chegavam atrasados em seu destino, alunos perdiam aulas,
era um efeito cascata de muitos prejuízos.
No dia 20 de novembro de 2019, houve uma audiência pública na Secretaria de Transporte e Mobilidade sobre o edital para licitação de linhas rurais no DF, foi observado que a linha 206.2 está incluída no LOTE 11, o tipo de serviço foi alterado de Serviço Básico de Transporte Público – SB, com tarifação de R$ 3,50 (Metropolitana 1), para Serviço Básico de Transporte Público – SB, com tarifação de R$ 3,50 (Rural 2), mas na ordem de serviço emitida para a Urbi e Pioneira a tarifação está como metropolitana 1 no valor de R$3,50, caso a linha 206.2 volte a ser operada pelo Autônomo Rural (Cooperativa), haverá um grande descontentamento da comunidade com a Secretaria de Transporte e Mobilidade e o Governo do Distrito Federal.
O que a comunidade de Ponte Alta Sul (DF-180 / Embrapa) quer, é que as empresas Urbi Mobilidade Urbana e Viação Pioneira sejam mantidas na linha 206.2, e que não seja colocada em licitação para o Serviço de Transporte Público Complementar Rural.
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em domingo, 19 de janeiro de 2020