Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

NOVAS SACOLAS - AGORA É LEI?

Para: Procon

A Lei 8473/19, do Deputado Estadual Carlos Minc, tem como principal objetivo reduzir o excesso de sacolas plásticas descartadas no meio ambiente.

Dê uma olhada na pergunta que consta no Faq do site NOVAS SACOLAS: https://novassacolas.com.br/ e depois tire suas próprias conclusões se você deve ou não comprar ou continuar comprando as sacolas:

Os estabelecimentos podem cobrar pelas novas sacolas?
R: Sim. A venda é permitida, mas sem vantagem econômica.
O preço da sacola deverá ser o mesmo de compra mais impostos, e a nota fiscal deverá estar disponível no SAC ou check-out, de acordo com a com o Art. 2, § 2 da Lei 8473/19, Rio de janeiro Lei nº 8.473 de 15 de Julho de 2019.

Acesse o site JUSBRASIL e confira: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/233793105/paragrafo-2-artigo-2-da-lei-n-8473-de-15-de-julho-de-2019-do-rio-de-janeiro

A venda é permitida sem vantagem econômica para os estabelecimentos comerciais e supermercados, mas eu questiono, o dinheiro tem que sair do bolso do consumidor, uma vez que ele já paga suas compras? Por quê? Se você concorda com minha opinião de consumidor igual a você, vou deixar aqui o site do PROCON pra você fazer sua reclamação, caso não concorde comigo, continue contribuindo com a preservação do meio ambiente e pagando as sacolas com seu suado dinheiro.
Acesse: http://www.procon.rj.gov.br/index.php/expressinho

Observação: Nada contra a preservação do meio ambiente, mas não concordo que os estabelecimentos comerciais, principalmente supermercados, cobrem pelas sacolas e/ou sacos plásticos reutilizáveis/retornáveis de produtos de fontes de energia.
Se as autoridades competentes realmente estivessem preocupadas com a preservação do meio ambiente, por que, então, os supermercados ainda vendem produtos como o arroz, o feijão e outros, por exemplo, em embalagens plásticas não-recicláveis bem como sacos de lixo não-recicláveis?
Se algumas autoridades competentes estivessem mesmo preocupadas com o equilíbrio ecológico, por que ainda não decretaram dos supermercados a prática abusiva da venda de tais sacolas plásticas, já que o intuito é a preservação do meio ambiente? Sacolas plásticas de graça ou não, não poluem da mesma forma? Se a preocupação de alguns é a proteção do meio ambiente, porque as sacolas ainda continuam em circulação nos supermercados ao invés de adotarem outras alternativas? Nós consumidores já pagamos muito caro há muito tempo! Pense nisso!

Assine o Abaixo-Assinado e compartilhe se você não concorda em pagar sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais e supermercados.

Diga sim à preservação do meio ambiente e não à exploração do consumidor!
  1. Actualização #1 Agradecimento aos assinantes

    Criado em domingo, 29 de agosto de 2021

    Agradecemos aos 8 cidadãos que contribuíram com sua assinatura até agora. Sua contribuição é muito importante para mais essa conquista para nosso país. Compartilhe este documento com todos os seus contatos. Com sua ajuda vamos conseguir. Juntos, somos mais fortes!





Qual a sua opinião?

NOVAS SACOLAS - AGORA É LEI?, para Procon foi criado por: Consumidores.
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
8 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar