Solicitação à Secretaria Estadual de Educação do Estado de Paraná e Reitoria Unespar, a devida sensibilidade, sensatez e seriedade para a não suspensão do ano letivo 2020 dos alunos de Paranaguá

Para: Secretário de Educação do Paraná, Reitoria UNESPAR, Diretor geral de Campus Professor Dr. Moacir Dalla Palma, Vice-Diretor geral de Campus Professor Dr. Luís Fernando Roveda, Demais responsáveis

Prezados Senhores,

Devido ao atual estado de calamidade pública instaurado em nossa sociedade, o corpo discente  da UNESPAR - PARANAGUÁ,,entende que, é necessário o período de isolamento social. No entanto, protesta pela não suspensão do ano letivo 2020, visto que, a situação atinge não apenas a esta Universidade, mas todas do país, e a grande parte vem desenvolvendo excelentes trabalhos à distância em diversas plataformas.
Em especial, a UNESPAR vem desenvolvendo aulas, atividades e discussões pelo sistema EAD junto com várias outras ferramentas,, fazendo com que a matéria e o conhecimento cheguem até o aluno, dessa forma não havendo motivos para suspensão.
Acreditamos que em pleno 2020, em uma era onde a comunicação e tecnologia está ao topo, os docentes estão preparados para essa nova forma de transmitir conhecimento, e ainda, acreditamos no potencial de cada professor da universidade, e em suas capacidades.
 Sabemos que essa é mais uma crise que teremos que enfrentar, todavia, não temos que sacrificar um ano letivo de forma integral. De acordo com os pronunciamentos do chefe de estado, e Ministro da saúde, aos poucos as atividades em sociedade vão retornando ao normal, e aí sim estaremos preparados para sair do isolamento em que estamos presos.
 Estamos há menos de 01 (um) mês do início do ano letivo de 2020, e há quem fale em suspensão, não uma simples suspensão de  01 (um) bimestre, mas do ano letivo todo, convenhamos que esta é uma sugestão prematura, visto ter tantas outras alternativas para substituição de aulas, além de aulas à distância que já estão sendo praticadas, há outras modalidades de reposição de aulas que podem ser colocadas em prática ao fim da presente crise.

Tendo em vista todo ocorrido, solicitamos que medidas sejam tomadas com sensibilidade, sensatez e seriedade para que não ocorra a suspensão do ano letivo 2020, e em consequência prejuízo aos alunos de Paranaguá.

" Educação é coisa séria"

Atenciosamente,
Alunos do curso de Ciências Contábeis - UNESPAR - Paranaguá