UEG com aula no 1° semestre de 2020! #UEGQuerContinuar

Para: Profº. Valter Gomes Campos (Reitor da Universidade Estadual de Goiás). E-mail: [email protected]

Os discentes dos cursos da Universidade Estadual de Goiás abaixo assinados vêm, por meio desta, solicitar a Vossa Excelência - Reitor Profº. Valter Gomes Campos, a não suspensão do 1º semestre e manter o calendário letivo do ano de 2020.

Entendemos a problematização do atual momento em que vivemos, sabemos que é exatamente desafiador a todos os brasileiros, reconhecemos a importância do cumprimento da quarentena em função da pandemia (COVID-19). No entanto, nós acreditamos ser totalmente possível manter o calendário por meio de atividades em plataformas online (como está acontecendo e foi proposta pela normativa).

Em estudo junto aos acadêmicos percebemos que a maior parte dispõem de ferramentas de apoios para ações educacionais, mediadas por tecnologia (acesso à internet, ferramentas de acesso à mídia como computadores e celulares), percebemos também que a UEG disponibilizou uma cartilha de auxílio na utilização das ferramentas tanto para capacitação dos docentes como discentes, com links diretos para utilização como material de apoio, contando também com o auxílio dos docentes e discentes para esclarecimentos de possíveis dúvidas, afim do cumprimento de todas as atividades e ainda que a UEG oferecerá um curso online aos professores para melhor desempenharem as suas atividades. Todas essas situações nos trás a esperança de mantermos nossos estudos, o que cuidará da nossa saúde mental pois é extremamente angustiante para nós a incerteza do nosso futuro e será, muito mais desafiador, se ainda ficarmos sem as aulas, sem o contato (mesmo que virtual) com os nossos mestres (professores) e ainda, com os nossos colegas de classe.

Os acadêmicos já estavam com a expectativa de conclusão da graduação em tempo hábil. Neste sentido, a paralisação do semestre letivo poderá atrasar a obtenção do diploma, o planejamento de estágios e de carreiras. Além de, dificultar a permanência dos acadêmicos no curso de graduação por um período superior ao planejado. Pois, aumentarão as despesas pessoais, visto que a maior parte dos acadêmicos são de outras cidades.

Com a paralisação é previsível que os discentes concluam o curso com seis meses a mais, o que para alguns pode não ser possível por se tratar de um semestre a mais de gastos no orçamento familiar.

Contudo, os discentes aguardarão o retorno das atividades presenciais, mesmo que não haja garantia de encerramento da pandemia, que pode se estender até o próximo semestre, podendo nos atrasar mais ainda.

Tendo isso em vista, queremos aguardar este período com estudo, acompanhando mesmo que remotamente as aulas presencias mediadas por tecnologia, atividades de qualidade dos excelentes e dedicados professores que possuímos, juntamente com a orientação e apoio da insistuição UEG a qual orgulhosamente estudamos.