A favor da disponibilização de medicamentos contra o covid19 a toda população sintomática ou com teste positivo para COVID19

Para: Ministério da Saúde e Ministério Público Federal

No artigo 196, da Constituição Federal traz que Saúde é direito de todos. É dever do Estado garantir a saúde por meio de políticas sociais e econômicas. O objetivo é reduzir o risco de doença com acesso universal e igualitário às ações de proteção e recuperação.
Sendo assim, solicitamos ao Ministério da Saúde, que disponibize à todos brasileiros, medicamentos que possam combater os sintomas e a doença COVID19 (hidroxicloroquina, nitazoxanida, favipiravir ou outro) independente de ter havido a conclusão dos testes clínicos e estudo de seus efeitos colaterais.
Os medicamentos devem ser disponibilizados em toda rede hospitalar e atenção primária a saúde, para uso destes medicamentos desde o inicio dos sintomas, cabendo ao cidadão o direito de optar em usar ou não o medicamento ofertado, sendo dado a ele a ciência que pode ser efetivo ou não o tratamento e ainda que pode haver efeitos colaterais ainda não conhecidos na plenitude.
Não podemos permitir que seja cerceado o direito do cidadão a tratamentos que podem salvar sua vida, independente de ser totalmente conhecido os efeitos colaterais dos mesmos, pois entendemos que o pior efeito colateral do COVID19 é a morte ocasionada pela falta de tratamento e/ou pela ausência de suporte avançado de vida apropriado?
Exigimos disponibilização de medicamento à todos que assim o desejarem, após inicio dos sintomas da COVID19 ou teste positivo para o COVID19.
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em terça-feira, 29 de março de 2022

Não foi evidenciado a eficiência de medicamentos contra a covid.