Pedido de Inclusão Da odontologia na MP 934/2020- Emenda n• 15

Para: Ministério da Educação, CRUB

No atual cenário de pandemia pelo Covid-19, formandos do curso de ODONTOLOGIA de todo o país vem se organizando em prol de reivindicar o direito cedido pela MP nº 934/2020 que favoreceu outros cursos da saúde.

Em virtude da suspensão de aulas presenciais, impossibilitando a formação de novos Cirurgões-Dentistas com colação de grau para daqui a dois meses, manifestamos em carácter de urgência o pedido de INCLUSÃO DE DIREITOS DE FORMANDOS DE ODONTOLOGIA NA MP nº 934/2020.

•Para que a Odontologia seja devidamente valorizada, e não haja perdas ou atrasos na vida acadêmica de milhares de estudantes que estão aptos para o mercado e também para atuar frente ao cenário enfrentado.

A ausência da odontologia na MP n• 934/2020 impede da assistência de saúde seja feita de maneira multiprofissional, excluindo a importância da saúde bucal, principalmente diante de uma doença transmissível por saliva.

Assim, pedimos aos membros do de instituições privadas que se organize juntamente com o MEC para trazer uma decisão apaziguadora para os formandos que se encontram frustrados diante da expectativa de colação de grau sem data prevista, visto que faltam poucas horas para serem cumpridas, com carga horária mínima de 75% do estágio obrigatório cumprido, com a impossibilidade de entrar no mercado de trabalho além dos prejuízos financeiros de mensalidades pagas a nenhum tipo de serviço prestado já que os estágios/práticas não podem ser substituídos pela educação a distância.

Por fim, sem uma vacina em curto prazo, caso o retorno às aulas aconteçam, atuar em um ambiente que atende vários pacientes ao mesmo tempo que gerará aerossóis em conjunto, colocando em risco de contaminação a vida de pacientes, professores e dos próprios acadêmicos.Além das medidas de biossegurança estrutural das clínicas escolas que precisarão ser revistas, que se configuram diante dos estudos como ambiente de alto risco de contaminação. O que atrasará ainda mais o processo de formação de novos dentistas.

Que sejamos avaliados diante do atual cenário para que medidas sejam tomadas a fim de favorecer o direito à vida e ao exercício da profissão diante de um currículo apto ao mesmo.

3.582 Pessoas