População de Paranavaí e região exige a manutenção do isolamento social

Para: Sr. Carlos Henrique Rossato Gomes - Prefeito do Município de Paranavaí e Comitê de Operação Emergencial

Exmo Sr. Carlos Henrique Rossato Gomes - Prefeito do Município de Paranavaí e Comitê de Operação Emergencial

As determinações em pról do isolamento social adotadas anteriormente pela Prefeitura Municipal condiziam com as medidas propostas pela Organização Mundial de Saúde e resultavam no abrandamento da pandemia, garantindo acesso ao atendimento médico hospitalar necessário.

Ainda nesse mês de abril tivemos algumas iniciativas positivas no combate à pandemia, como o reconhecimento do estado de calamidade pública do município pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), tornando procedimentos administrativos mais céleres e o sancionamento da Lei Estadual n° 20.129, estabelecendo a utilização obrigatória de máscaras em ambientes de uso coletivo, público e privado.

Entretanto, é notória a alteração de decretos municipais que vão na contramão das medidas defendidas pela OMS e não apresentam amparo científico, considerando que todo conhecimento produzido sobre o COVID-19 converge para a necessidade inquestionável do isolamento social como única estratégia para redução da taxa de contaminação.

Principalmente enquanto o informe epidemiológico publicado pelo Governo do Paraná no dia 29 de abril apresenta dados alarmantes sobre a 14° Regional de Saúde, comarca de Paranavaí. Como exemplo, o coeficiente de casos confirmados por milhão de habitantes, no qual Paranavaí registra o número 452 enquanto as demais regionais de saúde do estado não ultrapassam o número 194. As medidas adotadas no período atual devem ser de prevenção, visto que após o colapso do sistema de saúde não há remediação que repare a morte de pessoas.

Considerando a letalidade do COVID-19 e a experiência vivenciada por nações que não adotaram o isolamento social em tempo hábil;

Considerando os dados alarmantes dispostos no informe epidemiológico do estado sobre a 14° Regional de Saúde, comarca de Paranavaí;

Considerando a situação hospitalar do município e a insuficiência de leitos de UTI para atendimento de toda a região;

Considerando o impacto na saúde e segurança dos profissionais de saúde, mão de obra essencial e não renovável em um curto período de tempo;

Questionamos: por que afrouxar as medidas de isolamento, Senhor Prefeito?

Solicitamos que o Senhor Prefeito, juntamente ao Comitê de Operações Emergenciais, revogue as medidas de afrouxamento do isolamento social, incentivando que os cidadãos paranavaienses permaneçam em casa, preservando nossas vidas e reservando aos responsáveis um papel nobre ao lado dos que zelam pela vida e pela saúde de seus cidadãos.

Paranavaí, 30 de abril de 2020.