Internação Compulsória para Dependentes Químicos sem Família e Abertura de Mais Abrigos para Moradores de Rua ! Copacabana está um Caos.

Para: Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro e Governador do Estado do Rio de Janeiro

Ao Prefeito do Rio de Janeiro e Governador do Estado do Rio de Janeiro,
Por meio deste abaixo-assinado, nós, moradores de Copacabana e do Leme, pedimos mais atenção às questões referentes à população em situação de rua dos nossos bairros. Hoje,Copacabana, Bairro com 200 mil moradores e um dos principais cartões postais do Brasil, tem sua sensação de segurança impactada pela permanência de grupos pelas calçadas, muitos notadamente dependentes químicos, que com frequência são portadores de facas e objetos cortantes, o que ameaça o ir e vir dos cidadãos.
Diante da atual situação de calamidade pública com a Pandemia do Covid-19, inimigo invisível que não respeita fronteiras e já bate em nossas portas, há de se considerar a situação vulnerável em que toda sociedade se coloca ignorando a parcela de pessoas desabrigadas que vivem em condições sociais degradantes em nossa cidade. Internação Compulsória para dependentes químicos que suas famílias não tenham condições financeiras e pessoais de recuperar esse familiar.
Pedimos que sejam tomadas providências no sentido de encaminhar esses dependentes químicos, moradores de rua de Copacabana e do Leme, para Abrigos e Centros especializados no tratamento de dependência química, pois entendemos ser obrigação do Estado prestar esse auxílio, visto que a saúde é um dos direitos fundamentais encontrados na Constituição Federal de 1988.
Conforme a nossa Constituição, são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas públicas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

O crescimento notável dessa população em situação de rua também tem impactos econômico-financeiros negativos em setores importantes de nossos bairros, como, por exemplo, o comércio, serviços e turismo. Copacabana concentra o maior número de Hotéis do país, sendo esse o segundo polo comercial mais importante da cidade. Se nada for feito, tememos a redução das possibilidades econômicas dos nossos bairros, consequentemente, a redução da arrecadação de impostos, e mais problemas de Recursos para que a Saúde Pública,Segurança e Educação funcione satisfatoriamente.
Conto com a solução do problema pelo Prefeito da Cidade do Rio e Governador do Estado do Rio, para a o bem de toda Cidade e Estado.

Tony Teixeira - Presidente
AMACOPA - Associação de Moradores de Copacabana