Incorporação do adicional de insalubridade na aposentadoria

Para: Congresso Nacional

Nós, profissionais de saúde civis e militares, representados por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, dentistas, somos expostos a condições insalubres, com risco de adquirir doenças graves que deixam sequelas e até mesmo risco de morte, como vem ocorrendo com a pandemia de Covid19. Nosso índice de depressão, de abuso de medicamentos psicoativos e de suicídio é o maior entre todas as categorias profissionais. Infelizmente quando nos aposentamos esse adicional é perdido, o que representa uma fração importante do salário. Por este motivo muitos profissionais de saúde permanecem trabalhando mesmo com idades avançadas. Quando envelhecemos somos vítimas de uma infinidade de doenças crônicas, que exigem gastos com medicamentos onerando em muito o orçamento domestico. Nossa profissão é tão sacrificante, com infinitas noites sem dormir, feriados e finais de semana longe da família, horas ininterruptas de trabalho, sem hora certa para alimentação, convivendo com falta de equipamentos de proteção e com o sucateamento da saúde e até sofrendo agressões físicas quando não temos o suporte adequado para oferecer à população. Nossa expectativa de vida é menor que a da população em torno de 10 anos, conforme dados CREMESP colhidos entre 2000 e 2009, sendo a idade média de mortalidade entre médicas apenas de 59 anos de idade. Em relação a epidemia de Covid até a data atual faleceram 98 profissionais de enfermagem, além de médicos e dentistas.

3.752 Pessoas