Entreguem os apoios rejeitados pelo Observador e o ECO ao jornalismo independente

Para: Ministra da Cultura, Graça Fonseca; Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva; Administração do Observador; Administração da Swipe New

Com a recusa anunciada nesta quarta-feira, por parte do Observador e da Swipe News, do apoio governamental destinado aos média sob a forma de compra antecipada de publicidade institucional, o valor que lhes seria atribuído deve ser entregue aos projetos e cooperativas independentes ignorados pela medida original.

Para distribuir entre órgão sem fins lucrativos, modelos de subcrição transacional ou distribuição publicitária, estão agora disponíveis 19.906,29€ (que serão afinal cerca de 90 mil euros, de acordo com a Sábado) já recusados pelo Observador e 18.981,46€ já recusados pela Swipe News, que detém o ECO.

O apoio a órgãos de comunicação social através da compra de publicidade institucional deixou de fora meios com métodos de financiamento alternativos incluindo o Shifter, o Fumaça, o Le Monde Diplomatique, o Jornal Mapa e a Divergente.

Para que se execute da melhor forma o que sobra desta verba, apela-se ao Ministério da Cultura e ao Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media que disponibilizem as verbas para meios alternativos, não reforçando os valores já atribuídos a grandes conglomerados mediáticos.