ABAIXO ASSINADO EM DEFESA DO LÍTIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO VALE DO JEQUITINHONHA

Para: Governo e Assembléia de Minas Gerais

NOSSO OBJETIVO

Nós, abaixo-assinados, lançamos mão desse instrumento para solicitar ao Governador de Minas Gerais, Exmo Senhor Romeu Zema, que venha ouvir a População do Vale do Jequitinhonha antes de decidir sobre o futuro de uma das maiores riquezas descobertas no nosso subsolo: o lítio. A nossa reivindicação se baseia no direito de um povo em participar da construção do seu próprio futuro. Para tanto, esse abaixo assinado reivindica que o Governo do Estado ofereça as condições para que toda a cadeia produtiva do Lítio seja instalada na própria região de extração do minério. Oportunamente, cobramos dos representantes do Poder Legislativo que viabilize a criação de Audiências Públicas para discutir um Plano de Desenvolvimento Regional para o Vale do Jequtinhonha, associado às nossas riquezas naturais, especialmente, no que diz respeito à exploração do Lítio.

ENTENDA O CONTEXTO

1) Em 2017 foi anunciada a descoberta de uma Jazida de Lítio, de enorme potencial, que abrange os municípios de Araçuaí e de Itinga, no Vale do Jequitinhonha-MG;
2) Em 2019 O fato trouxe à região, com baixos índicies de desenvolvimento humano, uma grande expectativa de progresso, o que resultou em audiências públicas da Assembléia Legislativa do Estado com a participação de movimentos populares do Vale do Jequitinhonha;
3) Em 2020 A Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais investiu recursos em Prédio e equipamentos de Laboratório para a criação de cursos na área de mineração em Escola Técnica, na cidade de Araçuaí;
4) Em 22 de maio de 2020, após toda essa construção e a expectativa da população do Vale do Jequitinhonha, o Governador Romeu Zema anuncia, de forma unilateral, a implantação de uma fábrica de células de bateria lítio-enxofre, em local fora do circuito Araçuaí/Itinga.

ENTENDA A NOSSA CAUSA

Você acha justo que uma região, historicamente esquecida pelo poder público, tenha a sua principal riqueza mineral levada para beneficiamento fora, deixando aqui apenas os rejeitos e o trabalho insalubre?

Você não acha justo que o Vale do Jequitinhonha usufrua de suas riquezas, desenvolvendo conhecimento técnico e científico que somente a exploração da cadeia completa do Lítio propicía?

Então! É sobre isso que estamos falando e pedindo o seu apoio. O lítio é nosso!

FONTES

1.084 Pessoas