NÃO MUDE O NOME DA ESCOLA PALHACINHO FELIZ

Para: EXMO SR. PREFEITO MUNICIPAL DE ITAPOÁ MARLON NEUBER

A PRÉ-ESCOLA PALHACINHO FELIZ E SEU LEGADO NÃO DEVEM SER EXTINTOS

A Pré-Escola Palhacinho Feliz é uma instituição municipal, que sempre teve seu ensino exclusivamente voltado à pré-escola. Tem sua origem na união da comunidade de Itapema do Norte, através de rifas, eventos e doações.

Iniciou suas atividades no ano de 1983, quando Itapoá ainda pertencia ao município de Garuva – sendo uma das escolas mais antigas de Itapoá. Foi em 09 de maio de 1983 que foi formada a primeira diretoria da APP, que tinha como presidente Nair Mertens, vice-presidente Semilda Reinnert, seguidas por: Lílian Weber, Selma Martins, Terezinha Vasques, Terezinha da Silva, Terezinha Gonçalves, Maria Vieira Iracilda Marques Souza, Rosa Nogueira, Lídia Soares, Sirene Westphal e Clarice Paese – mulheres de fibra e muita garra. Com muito orgulho, esta unidade escolar atendeu seus filhos e, hoje, atende os netos de muitas destas jovens senhoras.

Em seu local de origem, mais precisamente na Avenida André Rodrigues de Freitas, havia uma casa de madeira, comprada especialmente para instalar a Pré-Escola Palhacinho Feliz. Contudo, devido ao seu estado precário, foi alugado temporariamente outro imóvel, em 1994, na Rua Vanilda Pereira Gomes, até que a construção da nova sede terminasse.

Então, em 1996, a pré-escola retornou ao seu local de origem, mas com um prédio novo – onde hoje é situada a Creche Municipal Pequeno Aprendiz. Considerando que o número de alunos aumentava a cada ano, o espaço tornou-se pequeno e, em 2003, a Pré-Escola Palhacinho Feliz passou a funcionar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna e, também, em uma casa alugada na Rua Caracaxá. No período entre 2005 e 2006, aumentando o número de alunos da Escola Ayrton Senna, veio a necessidade de alugar outra casa para a Pré-Escola Palhacinho Feliz, ao lado da Escola de Educação Básica Nereu Ramos. Em 2007, a pré-escola voltou para as instalações da escola Ayrton Senna, aguardando ansiosamente a construção da sede própria.

Finalmente, no ano de 2008, com muita felicidade e orgulho, foi inaugurada a sede própria da Pré-Escola Palhacinho Feliz, situada na Rua Caracaxá, número 339 – onde funciona até os dias atuais.
Em sua trajetória, o Palhacinho Feliz sempre contou com uma equipe capacitada de professores, funcionários e pais, que são a alma da escola, e com as crianças, que são seu orgulho, o coração da escola.

Justificativa

Contada a história da Pré-Escola Palhacinho Feliz, o presente documento tem como principal objetivo solicitar ao poder público de Itapoá que esta pré-escola não seja extinta, e que sua história e legado sejam respeitados e preservados.

É de conhecimento público que o atual governo construiu no Balneário Pérola do Atlântico uma nova Escola Municipal de Educação Infantil, onde (a princípio) deve atender os alunos da Creche Municipal Pequeno Aprendiz.

Na última reunião online, realizada com membros da Secretaria de Educação e professores da pré-escola, foi comunicado oficialmente que a Pré-Escola Palhacinho Feliz também irá para este novo espaço.

Questionadas sobre o nome do novo espaço – se este seria Creche Pequeno Aprendiz ou Pré-Escola Palhacinho Feliz – membros da Secretaria de Educação comunicaram que o novo nome será uma homenagem à falecida professora Solange Aparecida Nunes.

Em vídeo publicado em sua rede social, o prefeito Marlon Neuber refere-se à Pré-Escola Palhacinho Feliz como “antigo Palhacinho Feliz” e explica que a mudança do nome se deu para respeitar o legado da falecida professora Solange. Contudo, educadores, familiares e comunidade escolar manifestaram-se em suas redes sociais questionando o porquê o novo nome, já que a Pré-Escola Palhacinho Feliz também merece ter seu nome preservado, uma vez que fez (e ainda faz) notórias contribuições para a educação e desenvolvimento de crianças da comunidade de Itapema do Norte.

Vale destacar que esta pré-escola sempre foi referência em Itapoá, prezando por um ensino de qualidade e projetos inovadores. A (até então) instalação da Palhacinho Feliz, na Rua Caracaxá, também tem sua relevância, pois, ao contrário do novo espaço construído, comporta canteiros, hortas, galinheiro, salas arejadas, parque com areia e outros ambientes, que são frutos de muitos anos de estudos e pesquisas.

Com as mãos, os sonhos e a força de vontade de cada educador que por ali passou, a Pré-Escola Palhacinho Feliz desenvolveu ambientes e métodos de aprendizagem que priorizam experimentações e vivências onde a criança é a protagonista, e o contato com a natureza – comprovado cientificamente ser vital para o desenvolvimento de crianças de 4 a 6 anos de idade.

Sendo assim, o apelo de educadores, familiares e da comunidade em geral é que os governantes de Itapoá considerem todos os argumentos aqui apresentados e reavaliem a mudança de nome e instalação.

A Palhacinho Feliz nasceu há 37 anos da união e do empenho da comunidade. Representa a história e a cultura do povo itapoaense. Portanto, a Pré-Escola Palhacinho Feliz é patrimônio de milhares de nativos e jamais deve ser extinta, mas, sim, preservada e perpetuada.

Por todo exposto, a comunidade de Itapoá, não aprova a mudança do nome da Pré-Escola Palhacinho Feliz, desejando que a mesma seja mantida sem qualquer alteração!