Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

CAMPANHA PROJETO LÃS DO RS: Patrimonialização dos Saberes e Fazeres da Lã do Rio Grande do Sul como Patrimônio Brasileiro

Para: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN

O Rio Grande do Sul é responsável por 98% da produção nacional de lã. Essa matéria-prima é arreigada de representatividade para o gaúcho, por questões econômicas, climáticas, geográficas, culturais e sociais.

Poucos elementos naturais podem suportar um registro tão claro da memória de uma região como a lã natural. A fibra da lã é a mais antiga da humanidade e possui diversas propriedades. As mulheres, em sua grande maioria, são as detentoras desse saber e fazer ancestral que, até hoje, gera renda para suas famílias, por meio da produção do artesanato tradicional e de referência cultural. Portanto, o artesanato em lã crua tem grande difusão regional, além de ser um diferencial de distinção do Estado em relação as outras regiões do Brasil, sob a perspectiva do patrimônio cultural.

Conhecer para preservar é a intenção desse encaminhamento para patrimonialização nacional dos saberes e fazeres da lã natural como fonte de conhecimento tradicional da cultura brasileira. O reconhecimento como Patrimônio Cultural Brasileiro terá como resultado sua salvaguarda, gerando um sentimento de identidade regional, respeito e valorização das comunidades e indivíduos que trabalham com a lã, além da sensibilização para construção de diretrizes para uma política pública de promoção, educação, desenvolvimento sustentável social, cultural e econômico em torno da lã.

A iniciativa tem como responsável a sociedade civi, representada pela Associação Pampa Gaúcho de Turismo (APATUR), a qual atua em ações de governança no Pampa Rio-Grandense.

Todo cidadão poderá apoiar a campanha, por meio da sua anuência, conforme formulário, a qual irá compôr o Dossiê da Lã Gaúcha, elaborado pela Pangea Cultural, para envio ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

ANUÊNCIA

Nós cidadãos, abaixo assinados, declaramos estar cientes do pedido de patrimonialização dos saberes e fazeres da lã do Rio Grande do Sul e apoiamos o envio dessa petição para instauração do processo administrativo de Registro dos Saberes e Fazeres da Lã de Ovelha, como Patrimônio Nacional ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
722 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar