Intervenção do mal uso da água do açude Jangada
Para: Prefeitura de Mamanguape
O descarte de resíduos no açude Jangada que abastece a cidade de Mamanguape, torna a água poluída deixando um mal odor e sabor desagradável para o consumo humano. Essa poluição é ocasionada pelo lavagem de animais e carros, assim como causa doenças.
Desse modo, pedimos a mobilização da sociedade e entidades responsáveis pela proteção da qualidade da água e da saúde para:
1. Que a Prefeitura junto com os órgãos responsáveis, fiscalizem o descarte inadequado de lixos, a fim de manter a qualidade da água potável;
2. Que a empresa responsável pelo abastecimento, controle e reduza a quantidade de produtos químicos, como o cloro (Cl), utilizados no processo de tratamento da água;
3. Que não permitam o banho de animais e lavagem de carros;
4. Os responsáveis pela poluição sejam punidos e multados pela degradação ambiental do açude;
5. Após a limpeza do local, a Prefeitura e as entidades associadas devem conscientizar a população para manter a qualidade potável da água;
6. Efetivação da proteção de bens públicos,segundo os preceitos da Portaria Nº 2.914, de 12 de Dezembro de 2011, que exige uma qualidade de água.
No ano 2020, do estudante da Escola Cidadã Integral Senador Rui Carneiro, residente da cidade de Mamanguape, afirma que após consumir da água aparentemente contaminada, ficou enfermo acometido de sintomas propriamente debilitantes, deixando de cumprir com a atividades e serviços em casa.
Isto posto, reivindicamos que à Prefeitura, juntamente com o órgão responsável pelo abastecimento de água da cidade, promovam ações severas que contribuam para a melhora da qualidade da água, mantendo-a no padrão de potabilidade aceito para consumo humano.
Está na hora da exigência! Mamanguape pede por melhorias! A saúde em primeiro lugar é dever de todos! Assine a petição e compartilhe com os amigos. Estamos em busca de melhores condições!