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NENHUM ESTUDANTE DE LETRAS DEVE FICAR PARA TRÁS! GARANTIR QUE NENHUM ALUNO SEJA PREJUDICADO DURANTE A PANDEMIA! - MOVIMENTO CORRENTEZA USP

Para: Comissão de Graduação e Diretoria da FFLCH

A implementação das aulas remotas na USP foi oficializada mesmo com mobilizações dos estudantes pela suspensão do semestre, e é evidente que foi realizada sem os devidos cuidados.

Os kits de internet disponibilizados para os estudantes têm que ser buscados na guarda universitária, expondo os alunos ao risco de contaminação e excluindo aqueles que moram em locais distantes da Universidade.

Ignorando as dificuldades dos que não têm acesso a conteúdos online, um ambiente de estudos adequado, ou desconsiderando questões de saúde mental e/ou física (como a própria contaminação pela covid-19), a reitoria manteve as atividades do semestre, numa tentativa de fingir normalidade, em desacordo com a realidade dos estudantes em diversos casos.

Nesse sentido, reivindicamos:

1- A garantia de que os ranqueamentos não sejam comprometidos caso o aluno necessite trancar um dos semestres, podendo participar no ano de retorno do próprio ranqueamento e não do re-ranqueamento.

2- Que os auxílios de permanência sejam mantidos neste período mesmo com o trancamento total do semestre.

3- Que o calendário oficial de feriados previstos pelo estado seja respeitado, visto que isso não tem ocorrido por parte de alguns docentes.

4- Que os professores não ultrapassem o tempo de aula estipulado e que considerem a redução do tempo de aula total, devido ao limite de dados que os estudantes podem possuir para acessar a internet e a eventual dificuldade de acompanhar o conteúdo online por questões de saúde geradas pela pandemia ou mesmo pelo ambiente de estudos que pode estar comprometido para muitos neste momento.

5- A ponderação dos docentes sobre a flexibilização e adiamento dos prazos de questionários e avaliações.

6- Que não haja reprovação por falta em nenhuma matéria durante o período da pandemia.

7- A realização de apoio aos calouros do curso com monitorias sobre questões acadêmicas como fichamentos, iniciações científicas, projetos de extensão e cultura, etc.

Por fim, salientamos que este documento representa uma parcela da diversidade de situações presente no curso que julgamos necessária a exposição. Agradecemos aos docentes que têm sido compreensíveis e flexíveis para com os alunos.




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