MANUTENÇÃO DO CORO DE CÂMARA (ANTIGO MADRIGAL IVETE IBIAPINA)

Para: Exmo. Senhor Secretário Marcos Apolo Muniz (atual gestor junto à Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC/AM)

Nós, alunos, ex-alunos, fãs, entusiastas, expectadores, colaboradores, músicos e demais profissionais que em algum momento tivemos alguma passagem pelo Coro de Câmara (antigo Madrigal Ivete Ibiapina) Coro da cidade de Manaus abaixo-assinados, vimos por meio desta, MANIFESTAR nossa indignação quanto ao comunicado recebido de DISSOLUÇÃO DO CORO DE CÂMARA (conduzindo seus integrantes aos demais coros do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro segundo faixa etária) resultando assim na possível EXTINÇÃO deste coro que é um dos maiores patrimônios culturais de Manaus e do Estado do Amazonas, pelos motivos que se seguem:

- Ensino de música de qualidade e a importância do canto erudito como base musical, artística e pessoal de todo e qualquer cidadão a partir dos 14 anos, visando colaborar diretamente na formação técnica de vários alunos que hoje compõem diversos grupos importantes da SEC-AM, tais como Coral do Amazonas, Orquestra de Violões do Amazonas. Além de preparar alunos para Licenciatura de Música (UFAM) e Canto Lírico (UEA) desde 1998 na cidade de Manaus.

- Por 22 anos de trabalho nas áreas da regência e do canto coral na cidade de Manaus, a Maestrina Natalia Sakouro à frente do Coro de Câmara desenvolveu projetos de grande qualidade ao lado de grupos artísticos de vários segmentos, Amazonas Jazz Band, Orquestra de Câmara (OCA), Orquestra Experimental, Orquestra Filarmônica do Amazonas, Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM) e eventos musicais programados pela SEC, recebendo amplo reconhecimento do público, seus alunos e da crítica especializada;

- O Coro é um dos maiores destaques no cenário local pela participação direta na formação de Solistas Líricos, que atendem aos Festivais de Ópera do Amazonas, Coral do Amazonas, atividades da SEC e outros coros. Os ex-alunos Elaine Martorano, Monique Rodrigues (coralistas e solistas do coro Municipal em São Paulo), Karine Aguiar (cantora de Jazz reconhecida na Europa/EUA), Isaías Monteiro (atual Maestro Coral Infantil), Luís Lopes, Marinete Negrão, Alexandre Thiago Frota, Yana Stravaganzzi, Amanda Aparício, Kelly Fernandes, Lídia Mendes, Roberto Paulo, Mirian Abad e Elane Monteiro (solistas e coralistas participantes de vários Festivais de Ópera e Concertos) são apenas alguns desses exemplos;

- Sua turma atual conta com a participação 38 alunos cantores, cidadãos de Manaus e outras cidades, que estão dando o melhor de si para estudar e aprender o canto lírico que é um dos maiores patrimônios culturais do Estado;

- O Coro ensaia interruptamente desde 1998;

- O risco de extinção do Coro é iminente, haja vista que estamos no mês de Julho (ainda em face da pandemia) e o grupo além de ter definido repertório anual, já iniciou seus ensaios remotos apresentando resultados satisfatórios desde antes do início da quarentena. Ressaltamos que, extinguindo-se o Coro, encerra-se uma oportunidade de os munícipes estudarem música erudita em alto nível e também se encerram as apresentações que o grupo faz nas igrejas, praças, locais públicos e privados levando cultura de qualidade para os amazonenses.

Assim, por meio deste documento, APELAMOS para o bom senso do Exmo. Senhor Secretário Marcos Apolo Muniz, da Secretaria de Governo e Cultura no sentido de NÃO EXTINGUIR o Coro de Câmara (antigo Madrigal Ivete Ibiapina) encerrando suas atividades com o ensino técnico lírico/erudito e nem distribuindo seus alunos atuais (de acordo com a idade) nos demais coros de ensino de música popular do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, sendo assim lamentavelmente encerrado por falta de interesse na manutenção do mesmo. APELAMOS, ainda, para que a sociedade como um todo, especialmente para aqueles que ganham experiência proveniente das apresentações do Coro, também possam unir forças com o objetivo de buscar uma solução para esse grave problema.

Finalizando, esperamos que este documento possa sensibilizar a todos, já que é nosso papel de cidadãos preservar a Cultura e o patrimônio da cidade e região que tanto amamos.