INTERDIÇÃO DA GRUNTEC SERVIÇOS AMBIENTAIS POR INCINERAÇÃO IRREGULAR DE LIXO HOSPITALAR NO BAIRRO KENEDY

Para: Prefeitura de Contagem/ Ministério Público

O movimento Acelera Contagem, propõe este abaixo-assinado para interdição da empresa Gruntec Serviços Ambientais, pois foi verificada de forma documental, diante da ausência de resultado de teste de queima, e por meio de vistorias realizadas na sede da empresa, nas quais foi constatado que a mesma não segue os requisitos mínimos para a realização da atividade de incineração, como a manutenção da temperatura de combustão durante a operação.

O empreendimento continua em funcionamento, mesmo após 09 meses do indeferimento da licença e da decisão de desativação. As atividades da Gruntec Serviços Ambientais têm sido realizadas majoritariamente no período noturno, iniciando-se por volta das 20h00 e encerrando-se por volta das 05h00, embora também ocorram no período diurno, conforme se observou no dia 01/07/2020.

A permanência da atividade de incineração, além de desrespeitar as determinações expressas do Conselho Municipal, coloca em grande risco a saúde dos moradores do
entorno, além de causar danos ao meio-ambiente. Tendo em vista que o Parecer Técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Contagem atesta as irregularidades nas condições de operação do empreendimento.

Vale ressaltar que a temperatura de
combustão nos fornos da empresa não permanece acima do que é considerado seguro,
levando à liberação de gases tóxicos no processo de queima, uma vez que os compostos
são perigosos não são integralmente elimnados com a queima, além de produzir um forte odor que incomoda os moradores dos bairros Kenedy, Cabral, entre outros.

Vamos assinar e compartilhar este abaixo assinado para ajudarmos nossos Contagenses que tanto sofrem por causa destas incinerações
de lixo hospitalar, irregulares, na região.

Petição criada por: Erick Carvalho do Acelera Contagem!