Obrigação do Metro DF - Cumprir normas acústica

Para: [email protected]

PROBLEMA: Elevada Emissão de Ruídos do Metro DF muito acima da recomendação normativa

O Metro do DF não cumpre as normas de emissão de ruídos, há muitos anos, ignora expondo moradores, transeuntes, passageiros e animais aos males ocasionados pelo excesso de ruído.
"São sons que provocam desconforto físico e mental, que resultam de vibrações irregulares que podem afetar o equilíbrio sonoro, repercutindo sobre o sistema auditivo e as funções orgânicas." Texto transcrito do relatório de ruídos e vibrações produzidos metro

Tabela 1 - Níveis de ruído permitido por área, determinados na NBR 10.151.NÍVEL DE CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO (NCA) PARA AMBIENTES EXTERNOS Tipos de áreas Diurno - dB(A) Noturno - dB(A)
Sítios e fazendas (40, 35) dB(A)
Estritamente residencial urbano, de hospitais, escolas 50 45 dB(A)
Predominantemente residencial (55 50) dB(A)
Misto, com vocação comercial e administrativa (60 55) dB(A)
Mista, com vocação recreacional (65 55) dB(A)
Predominantemente industrial (70 60) dB(A)

O Metrô registra me média mais de 80 dB(A) o que fere a NBR 10.151 e as Lei Distrital 4092 de 2008.

SOLUÇÃO: Construção de Barreiras Acústicas nos trechos habitados por onde trafegam o Metro do Distrito Federal com Níveis de Ruído registrado acima de 80 decibéis.