Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Manifesto de educadores de Itaboraí ,Maricá, Niterói, São Gonçalo, Tanguá

Para: Prefeitos, Secretários de Educação e MP

A PEDAGOGIA DA RESPONSABILIDADE

A escola é lugar de apropriação do conhecimento construído e acumulado pela humanidade através da história. Sendo lugar das ciências, da socialização e do exercício da cidadania, não pode ser utilizada de forma obscura e contraditória com sua natureza.

Da mesma forma, os profissionais da educação devem atuar pautados pelas ações pedagógicas que construam o entendimento e apropriação da linguagem científica, seus princípios e finalidades.

Assim, não podemos admitir que pressões políticas e econômicas desconstruam a natureza da escola e de nosso trabalho, precipitando um retorno não orientado pelas agências científicas nacionais e internacionais. Seria contraditório e violento pois o espaço deixaria de ser um espaço de construção de conhecimento para ser um espaço de tensão pelo risco de contaminação dos alunos, funcionários e professores , além de transformar cada um em possível agente de contaminação de familiares.

As políticas públicas de abandono e desmonte de nossas escolas e precarização dos nossos profissionais agora nos colocam diante de redes sem mínimas condições de segurança antes mesmo da pandemia . A falta de funcionários administrativos, auxiliares de creche, professores, equipe pedagógica , espaços adequado nas escolas, manutenção , entre outras questões, além de sobrecarga de trabalho, aponta o desafio de reorganizar cada rede, reconstruindo os espaços escolares e quantitativo de pessoal.

Não aceitaremos ser portadores da lição da irresponsabilidade com vidas , nossas ações serão no sentido de preservá-las. Sendo assim, não retornaremos enquanto as agências científicas não determinarem que é seguro. Lançaremos mão de todos os instrumentos jurídicos e políticos necessários para impedir o retorno nessas condições. Se os governos insistirem no retorno sem o aval dos órgãos oficiais que monitoram a pandemia, faremos greve em defesa da vida.

A experiência histórica que estamos vivenciando deixará lições profundas em cada um. Defendemos que as lições ensinadas e aprendidas sejam a da solidariedade e a valorização de todas as vidas, num entendimento de que dependemos uns dos outros para construir uma existência plena ,e que cada politica de abandono de direitos como saúde e educação , cobram um preço muito alto de todos.

A maior lição que podemos ensinar aos nossos alunos é que a defesa da vida é o que nos torna humanos.






Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1.286 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar