# AULAS SÓ DEPOIS DA PANDEMIA

Para: Prefeitura de Belém, Ministério Público do Pará

PAIS E RESPONSÁVEIS CONTRA O RETORNO ÀS AULAS EM BELÉM DO PARÁ ENQUANTO DURAR A PANDEMIA POR COVID-19.

Nós, pais, mães e responsáveis por estudantes da Escolas Municipais do Distrito de Outeiro abaixo-assinados, viemos por meio deste informar nossa posição contrária a volta às aulas presenciais durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Estamos preocupado(a)s com os prejuízos ao aprendizado e desenvolvimento de nosso(a)s filho(a)s decorrentes de não frequentarem aulas durante meses; porém, nossa posição é Defender a Vida, em primeiro lugar; não só a vida dos estudantes, mas também de seus familiares e a sociedade em geral.

Nos últimos anos, tem crescido o número de alunos por turma na Escola e observamos, claramente, que ela se tornou um espaço de aglomeração.
Sabemos que, mesmo com as orientações de distanciamento social, a instalação de lavatórios e álcool-gel, a presença de apenas 50% da turma em cada dia, não será possível garantir que nossas crianças e adolescentes mantenham um comportamento seguro na Escola e no transporte até a Escola.

Outros países que já tentaram retornar às aulas presenciais tomaram essa decisão apenas quando os casos de morte por COVID-19 cessaram por vários dias e os novos casos confirmados entraram em franco declínio. E, mesmo nessas condições e contando com infraestrutura melhor que a nossa, tiveram aumento de casos de contaminação em decorrência da volta às aulas.

Por isso, nós, abaixo-assinados, pedimos à Prefeitura de Belém que tenha bom senso e

1) Prepare o retorno sadio e planejado das aulas presenciais apenas quando a vacina pra COVID-19 estiver disponível ou o fim da pandemia estiver cientificamente demonstrado pelos índices de morte e contaminação;
2) Continue ofertando aulas remotas via programa de televisão e pense em alternativas desse tipo enquanto durar a pandemia;
3) Mobilize os setores administrativos e políticos responsáveis em favor de políticas públicas que facilitem o acesso à internet de qualidade à nossa população, visto que esse serviço se tornou um Bem Essencial ao exercício da cidadania nos dias atuais.