Abaixo-assinado em defesa do respeito e da educação digna para os territórios quilombolas Porto Alegre/RS

Para: Pessoas, Organizações, Coletivos, Sindicatos, grupos diversos

As comunidades quilombolas de Porto Alegre que acessam a educação formal através das seguintes instituições de ensino: Escola Estadual de Educação Básica Presidente Roosevelt, Escola Estadual de Ensino Fundamental Eva Carminatti, Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia, Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, Escola Municipal de Ensino Fundamental Gabriel Obino, vêm se pronunciar contra o sistema da Educação Violenta (confira o Manifesto e a Carta aberta no site https://frentequilombola.wixsite.com/frentequilombolars) imposto às nossas famílias, intensificado, na pandemia. Denunciamos a falta de cuidado das escolas com a aprendizagem das(os) nossas(os) filhas(os); a falta da orientação por parte das Secretarias de Educação Municipal e Estadual; a invisibilidade das nossas dificuldades com relação ao acesso à água, energia elétrica, internet, celulares e/ou computadores, alimentação, saúde mental; as ameaças de algumas escolas vinculando o Conselho Tutelar; entre outros problemas que viemos enfrentando. Também denunciamos a cegueira das escolas com relação as ações potentes educativas que estamos fazendo para enfrentar a pandemia (confira em nossos perfis de Facebook: Quilombo Silva, Alpes, Fidélix, Areal, Machado, Flores, Lemos Família Ouro e Frente Quilombola RS). Apoie a nossa causa e some esforços assinando este abaixo-assinado on-line. Assim, caminhamos para a construção da educação antirracista!