Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

" SOS Jequitibá de Copacabana " - AMACOPA

Para: Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro

O Secular Jequitibá do Parque Estadual da Chacrinha pede socorro!

Criado pelo decreto n°2.853 de 22 de Maio de 1969, o Parque Estadual da Chacrinha (PEC) é uma Unidade de Conservação (UC) e completou em maio de 2020, 51 anos, escrevendo parte da história da Cidade do Rio de Janeiro.
Inserido no Bairro de Copacabana, um dos maiores aglomerados populacionais do país, o Parque conserva cerca de 3,7 hectares de fragmentos de vegetação do bioma mata atlântica, servindo como refúgio para algumas espécies remanescentes de fauna e flora, além de desempenhar um papel importante no clima da região.
Dentre todas as espécies presentes, encontramos uma árvore centenária e ameaçada de extinção, o Jequitibá de Manta (Couratari pyramidata). Árvore nativa do Rio de Janeiro, com copa ampla e casca rugosa, medindo cerca de 30 metros de altura.
Em abril de 2019, chuvas intensas causaram mortes na cidade e deslizamentos no Parque da Chacrinha. O solo ficou instável e deixou as rochas soltas, onde as mesmas podem se desprender, assim como o secular Jequitibá.
Solicitamos junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC, providências em relação à estabilização da espécie ameaçada de extinção e também medidas preventivas para proteger vidas humanas, e visando à reabilitação e conservação do Parque.
Tony Teixeira
Presidente
AMACOPA Associação de Moradores de Copacabana








Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
38 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar