Não à estação elevatória de esgoto na área verde da Sapetinga

Para: EMBASA

Senhores,

Na qualidade de moradores/proprietários da SAPETINGA, conjunto habitacional situado no Pontal, em Ilhéus/BA, vimos nos pronunciar a respeito do que foi posto e proposto em reuniões promovidas por representantes vinculados à Embasa, junto a esta comunidade, quando se tratou da pretensão dessa empresa em instalar em área particular, uma estação elevatória que deverá ocupar 250 m2 de área de propriedade dos donos dos imóveis deste Conjunto.

1 – Conhecemos e reconhecemos a importância de se implantar o projeto de esgotamento sanitário em toda Ilhéus. Comungamos e aplaudimos as políticas públicas voltadas para o bem estar de todos. Entendemos, entretanto, que devese levar a efeito esse importante empreendimento com o mínimo de prejuízo ao meio ambiente e às comunidades.

2 - É por demais sabido da escassez de áreas verdes em meios urbanos e de sua necessidade para a saúde física e mental dos habitantes das cidades. A Sapetinga possui uma reserva com árvores de idade de mais de 40 anos, abrigo de pássaros, doadoras de sombra, beleza e oxigênio; além de um pequeno campo, lindamente gramado, utilizado na prática esportiva por crianças e jovens, ainda que provisório, porquanto o projeto desta comunidade é o de recomposição paisagística com plantação de árvores nativas naquele local, a ser transformado em aprazível bosque.

3 - Essa área verde é, portanto, um precioso tesouro, usufruído para além da própria comunidade da Sapetinga, que não deve ser maculado por edificações; sendo descabida a pretensão dessa empresa em construir nela a estação elevatória, especialmente quando há disponibilidade de outras áreas, sem apelo comunitário maior, como reiteradamente lembradas nas ditas reuniões. Dentre elas foram indicadas naquelas ocasiões:

a) um recorte dentro de área periférica do aeroporto - 250 m2 , s.m.j., é insignificante para o terreno não utilizado - com acesso pela rua Brigadeiro Eduardo Gomes. Esse acesso estritamente externo torna descabida a única argumentação apresentada na negativa de execução do projeto nesse local, que foi a de haver trânsito por dentro do aeroporto;

b) um recorte da área do Colégio Militar, que é sobejamente extensa, e pertence ao próprio Estado, devendo, portanto, contribuir no atendimento ao interesse comunitário de oferta de saneamento básico;

c) área conhecida como “Ponte do Gás”, extensa, desmatada e inabitada.

4 - Estranhamos também a resistência apresentada pelo expositor do projeto, mesmo quando alguém aventou a possibilidade da construção da estação em terreno ao fundo do restaurante “Grande Família”, ainda que esse terreno tenha proximidade e uma diferença de nível, em relação ao pretendido, de apenas algo em torno de 10 cm. Essa citação limita-se a lançar dúvida sobre os critérios e interesses envolvidos na escolha de um local com a qualidade da mencionada área verde, em detrimento de outras que trariam menor impacto à comunidade e ao meio ambiente.

Isto posto, nós, abaixo-assinados, recusamos a construção da estação elevatória na área verde desse conjunto habitacional, ao tempo em que reconhecemos como legítima a comissão aqui designada para nos representar junto a essa empresa, ou a qualquer outra entidade ou instituição, no que tange a essa questão.