Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Reabertura das Escolas de São Bernardo do Campo - SP com opção de decisão pelos pais.

Para: Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP

Exmo. Sr. Prefeito de São Bernardo do Campo - SP,

Na qualidade de pais/representantes legais de alunos do ensino infantil e fundamental estabelecidos nesta cidade, vimos, por meio deste abaixo-assinado, respeitosamente perante V.Exa., rogar para que seja permitida a abertura das escolas do município já no início do ano de 2021 (conforme calendário escolar regular) para a realização de aulas presenciais pelo menos às crianças que não conseguiram em 2020 se adaptar ao atual método de ensino online. Tais crianças estão completando agora em Dezembro-2020 NOVE (9) MESES sem qualquer aprendizado e, sobretudo, sem nenhum desenvolvimento mental e social, tão vitais na idade/fase de vida que se encontram.

Tal situação tem gerado a nós, pais, um drama jamais antes experimentado ao ver nossos filhos ‘retrocedendo’ ao invés de ‘progredindo’ para os ensinamentos e desafios da vida. Problemas psíquicos nestas crianças têm sido cada vez mais notórios, sendo muito difícil à nós nos manter passíveis assistindo a tudo, sem poder fazer nada. Para os alunos portadores de necessidades especiais então, os ditos alunos de ‘inclusão’, o cenário já é e continuará sendo cada vez mais de ‘exclusão’, se nada mudar já no começo de 2021. Só à título de exemplo, inúmeros alunos-crianças autistas não conseguem(iram) ficar sequer 5 minutos de frente a um computador dentro de suas residências para assistir aulas.

Com o devido respeito, entendemos que tal cenário atual (i.e., de ‘separação prática’ das crianças que se adaptaram ao ensino virtual versus as que não lograram êxito) viola a Constituição Federal e legislação/normas competentes à Educação que claramente asseguram o direito de TODOS a IGUALDADE de tratamento e ao ensino de QUALIDADE.

Não obstante, difícil entender a lógica adotada pela egrégia Prefeitura pela abertura de todos os setores da sociedade que previsivelmente geram aglomeração, menos as escolas, ainda mais hoje já se sabendo cientificamente que o risco de contaminação da Covid-19 por crianças é de baixíssima incidência. Tanto é verdade que países europeus há muitos meses voltaram atrás e determinaram a não paralização das aulas presenciais.

Assim, nobre Sr. Prefeito, se a Prefeitura de São Bernardo do Campo segue a ciência no combate à pandemia do Corona vírus, porque não também seguir a ciência hoje PUBLICAMENTE CONSOLIDADA (por pediatras, psicólogos, psiquiatras, educadores e outros tantos especialistas) que clama pela abertura imediata das escolas com o ensino presencial e não mais remoto a fim de tentar evitar-se mais danos às crianças, além dos já atualmente sofridos.

O apelo público da ONU-Organização das Nações Unidas pela reabertura das escolas é algo de saltar aos olhos quando diz que, se assim se continuar, teremos o comprometimento de uma geração inteira, levando o mundo a problemas sociais nunca imaginados.

Diante do exposto, rogamos a V.Exa. que, respeitando o direito dos pais de promoverem este abaixo-assinado por desejarem ver seus filhos se desenvolvendo dentro do ambiente escolar com aulas presenciais e, também, por outro lado, democraticamente, respeitar àqueles pais que preferem manter seus filhos em casa com o método online de ensino, seja determinada por competente comando legal municipal a reabertura das escolas com aulas presenciais para aqueles alunos que notoriamente não conseguiram em 2020 se adaptar ao modo virtual de aprendizado, mantendo-se a opção deste último às crianças que nenhum impacto sofreram e cujos pais preferem mantê-los fora das instalações escolares. Ou seja, dar-se-á liberdade aos pais para decidirem o que entenderem ser melhor para seus filhos/famílias. Com isto, se igualará o direito de acesso de todas as crianças ao ensino, sem ‘separação’ ou exclusão.

Desnecessário ressaltar que, obviamente, todos os pais aqui assinantes entendem que todas as escolas deverão cumprir rigorosamente com os atuais protocolos sanitários em bases iguais ou similares aos que foram determinados aos demais setores do município, já que, como agora também publicamente se sabe, NÃO HAVERÁ VACINAÇÃO EM CRIANÇAS contra a Covid-19, à medida em que nenhuma das vacinas atualmente em testes contempla a aplicação em crianças, mas apenas em adultos à partir de determinada idade. Ou seja, o risco de contaminação pelo Corona vírus sempre existirá com ou sem vacina, como já ocorre com outras doenças virais como a gripe influenza e o sarampo, cabendo a todos nós, portanto, incorporar para sempre todas as medidas de higiene e não simplesmente renunciar às atividades essenciais, como a Educação, achando que ‘só quando a vacina vier’ todos estarão a salvo e poderão voltar à escola, por exemplo. Lamenta-se muito por aqueles que ainda estejam tão desinformados e, pior, repassando tal equívoco a outros.

PAIS, MÃES e ESTUDANTES DO ENSINO INFANTIL e FUNDAMENTAL, CIDADÃOS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1.374 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar