Capela de Santa Teresinha da Barrinha

Para: Dom Orani Tempesta, Curia arquidiocesana do Rio de Janeiro, Paroquia São Francisco de Paula e Padre Evelio Munhoz

Vimos por meio desta solicitar ao nosso Emérito Arcebispo Dom Orani Tempesta  a atenção e intercessão pela nossa comunidade de Santa Terezinha do Menino Jesus, localizada no Largo da Barra , vulgarmente chamada de Barrinha.

Recebemos nestas semanas do Advento,  uma  triste noticia, nossa Igreja (que foi construída em 2009 num terreno alugado onde na época estava estabelecida uma comunidade católica carismática chamada Kerua, sendo a mesma abençoada e consagrada a Santa Terezinha do menino Jesus  e entregue a Paróquia de São Francisco de Paula , ligada à Ordem dos Mínimos e gestão do então querido Frei Dinho e que hoje está sob a responsabilidade do Padre Evelio Munhoz) será fechada a partir do dia 31 de dezembro de 2020.

Tal notícia o que deixou a toada comunidade muito triste!
Nossa Igreja não foi só  construída  fisicamente ao longo destes anos, mas também com o carinho, religiosidade e fé de cada membro da comunidade.
Sempre nos esforçamos para cumprir o papel principal da evangelização e, de um local onde fosse possível receber a eucaristia e poder rezar e levar nossas aflições e dificuldades ao nosso Deus e a nossa Santinha, Santa Teresinha, que por relatos de muitos, sempre derramou muitas bênçãos sobre aqueles que a procuraram.

A comunidade sempre procurou ajudar a manutenção da capela e da fé cristão e católica na região, no início com muitos colaboradores mas que com o passar dos anos foram envelhecendo e, novos moradores foram surgindo mas sem saber, por incrível que seja, tínhamos uma igreja na região e todo enfoque da paróquia, o que era de se esperar sempre foi a igreja principal de São Francisco de Paula.

Assim sem essa renovação por algum tempo ficou dificil reunir devotos pois só tinhamos praticamente uma missa aos domingos os festejos de Santa terezinha do Menino Jesus com procissão dos fiéis e mantida com contribuições dos mesmos  foram realizadas festivamente ao longo de todos estes anos o terço do Homens realizados todas às terças feiras na Capela de Santa Terezinha e dedicado a nossa santinha e praticamente com poucos batizados ou casamentos ao longo desse período, o que ao nosso ver dificultou muito a evangelização e atração de novos membros na comunidade que, nos últimos quatro anos procurou reagir realizando alguns eventos como celebração de Santos de devoção e muito marcados na Diocese do Rio de Janeiro, com algumas missas e realização de bênçãos para os fiéis e com a colaboração da Madre Hildegard, da ordem do Convento das pequenas missionárias de Nossa Senhora da Rosa Mística que realizava quase que mensalmente o seu terço em louvor a Nossa Senhora da Rosa Mística  e muito abençoado por Santa Terezinha. Mas de repente tudo mudou pois a paróquia ficou com dificuldades e sem a possibilidade de maior presença com a abertura da igreja em mais vezes não houve uma motivação por falta, resumidamente, de divulgação da nossa presença para nossos moradores da área e de atração de fiéis para necessidades básicas de católicos que é a catequese e comunhão, apesar de um número crescente de escolas de vertente católica na região. E agora mais recentemente com esta pandemia que assustou e espalhou muito medo e pânico na nossa comunidade principalmente pela idade avançada demuitos dos nossos membros e colaboradores. Assim com tudo isto acontecendo e mesmo voltando aos poucos a nova normalidadeseria necessario uma maior presença virtual e constante para levar a palavra do senhor e espalhar boas novas e ânimo para todos, mas não foi possivel por algum motivo.

Talvez pela nossa pequenez, acabamos ficando muito triste com esse presente de Natal para a nossa comunidade. Por isso recorremos  à Vossa intercessão Dom Orani para não deixar esse ano de 2020 marcado como um ano em que nossa capelinha de Santa Terezinha foi fechada, logo no último e derradeiro dia de 2020!!

Nossa colaboração em ideias discutidas em nossa comunidade é que.:
- Criemos uma Central de Eucaristia baseada em nossa Capela. - buscando atender não só aos colégios da região mas, também nossa comunidade -
- Criemos uma Central de Batismo - o que pode ser mais belo do que o batismo em uma Capela cheia de amor abençoada pelo Menino Jesus? -
- Criemos uma Secretária para Casamentos - com o mundo em um novo normal, fazer tender a ideia do menos é mais com o nosso espaço familiar e repleto de carinho para casamentos pequenos porém cheios de amor! -

Temos muita fé na vossa oração e capacidade de alcançar nos uma graça de manter a igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus aberta para continuar a derramar muitas bençãos e graças como ela sempre desejou sobre seus devotos fiéis. Que nossa santinha o abençoe e que o Menino Jesus nos traga um presentão de natal.Muito honrados com a vossa atenção e com votos de um Feliz Natal para todos.Comunidade de Santa Terezinha do Menino Jesus da Barrinha.