Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Posto de Saúde MG-20

Para: Prefeito Alexandre Kalil---Secretario de Saúde Jackson Machado Pinto---- Secretario do Desenvolvimento Cláudio Beato---Secretario de Obras e Infraestrutura Josué Valadão--- Secretaria de Política Urbana, Maria Fernandes Caldas--- Ministério Publico

Sr Prefeito e demais secretários e Ministério Público

Exímio Prefeito

A Comissão dos usuários da unidade de saúde MG-20 Monte Azul da região norte, especificamente constituída, por lideranças comunitária dos bairros, Monte Azul, Conjunto Ribeiro de Abreu, Ribeiro de Abreu Casas Populares, Comunidade Quilombola Mangueiras, Novo Tupi e Novo Lajedo, vem até vossa presença pedir a reavaliação do projeto de mudança do posto de saúde MG-20 para o novo bairro Parque Cerrado.

Digníssimo Prefeito, a décadas a região sofre com a falta de atenção, por parte do executivo, um lugar de pessoas humildes e muito simples, porém honestas, trabalhadoras e guerreiras, que de certa forma nunca tiveram suas necessidades básicas no âmbito público supridas. É óbvio que os problemas que permeiam a região não surgirão agora, eles vem se renovando de ano a ano durante várias décadas, e precisam ter fins, todos desde velho a criança, sabem quais são eles de có e salteado.

Segurança, educação, saúde, pavimentação, saneamento, urbanização, politicas publicas que afastem os jovens das drogas e os oportunize para a vida, para competir de igual para igual com qualquer jovem de sua faixa etária, independente da sua classe social, cor ou sexo.

Caro prefeito o que não era bom, agora está correndo o risco de piorar, em 20 de Janeiro de 2021, de maneira virtual, aconteceu uma reunião, entre a comunidade assistida pelo posto de saúde MG-20 Monte Azul, que atende cerca de doze mil e quinhentos usuários, a Regional Norte que esteve representada pelo coordenador da regional, sr Humberto Bernardes e o organizador a Secretaria de Saúde Representada pelo sr Moisés Gonçalves, vigilância sanitária, vereador Bruno Miranda, também me fiz presente, eu Warley Leite de última hora a convite das liderança regionais.

Ao entrar na reunião de imediato pode perceber que estava sendo realizada uma apresentação, por parte da secretaria de saúde da nova unidade de atendimento, que de pronto substituirá o posto MG-20, na nova localidade, em um novo bairro, condomínio fechado está sendo construído no bairro Park Cerrado.

A população na figura de seus representantes populares, imediatamente aprovaram a necessidade da obra, não se opondo em momento algum a mudança de localidade do posto de saúde, porém de maneira unânime, foram contrárias ao local escolhido pela Regional Norte e Secretaria de Saúde, uma vez que o acesso desfavorece a maioria dos doze mil usuários da unidade de saúde, não existe linhas de ônibus que atenda o localidade.

Mesmo que exista a criação de linhas de ónibus que transporte até o local da nova unidade de saúde, as condições financeiras dos populares, muitas das vezes não os permitir desfrutar o uso do transporte público, eventualmente realizando o deslocamento até o posto, caminhando às margens da MG-20 de maneira arriscada, colocando em perigo suas vidas,É muito comum ver mulheres grávidas pelo caminho, mães com bebês no colo, e idosos.
São incalculáveis as vidas perdidas, vítimas de atropelamentos na MG-20, onde está localizado o posto hoje, antes de se construir a passarela várias vidas foram ceifadas de amigos da escola, nossa infância é cercada de lembrança crianças que se foram, que estava buscando educação no Grupo Loreto e no Colégio Humberto Almeida, que acredite ou não já foi feito de isopor e acabaram encontrando com a morte, pela falta de atenção do poder público a região por anos.

Excelentíssimo prefeito, as obras públicas devem em primeiro lugar, buscar atender o interesse e necessidade da população, lembrando que o direito do deficiente, idoso e crianças devem sempre ser observados em caráter especial. Deste modo, devemos ter total atenção ao acesso deste grupo a unidade de saúde, os cuidados diferenciados, a falta ou dificuldade de mobilidade, parcial ou total torna-se totalmente impossível o acesso dos referidos à unidade em sua nova localidade, relocalizar a unidade para essa pessoas é quase priva-las ao direito de acesso à saúde.

A qualidade do atendimento do PSF ( Programa de saúde familiar) que tem sua melhor característica o acompanhamento próximo ao usuário, também será impactada de maneira negativa, uma vez que sua principal característica, pode ser uma dificuldade para alguns usuários eventualmente prejudicados pelo deslocamento da unidade.

O agravamento do acolhimento de mais 8 mil usuários a unidade de saúde, também é uma preocupação, pois a unidade está quase dobrando o atendimento de usuários, com inclusão dos moradores do Parque Cerrado, podemos presumir, meu caro prefeito, sem medo algum de errar, que incluir um número tão grande de usuários, a uma unidade, apenas sobrecarrega o atendimento.

A região a décadas, vem sofrendo com a política por parte do executivo aplicada, onde se vem maquiando os problemas, e as necessidades básicas da população são empurradas com a barriga.

O que a população regional, na verdade em questão, deveria estar discutindo com a população, seria o cronograma de reforma e manutenção do posto MG-20 e construção de um segundo posto, que poderia se localizar no Parque Cerrado, para desafogo do atendimento, agilizado o serviço prestado, elevando a qualidade, consequentemente melhorando a experiência do usuário com o serviço de saúde, fornecendo qualidade de trabalho digna ao profissional da saúde.

Com o crescimento da região, fica inevitável a construção de outra unidade de saúde na região, o que já é uma demanda da região a anos.
O que precisamos é de um planejamento, realizado para atender e suprir as necessidade da região, o diálogo com a comunidade, é fundamental para se criar políticas públicas que por vias de fatos funcionem em favor da população.


Caro Prefeito Kalil, diante dos fatos narrados e necessidade dos usuários do Posto MG-20, deixamos os seguintes pedidos;


Que o Posto MG-20 Monte Azul, seja reformado, e mantido no mesmo local, melhorando a segurança e conforto dos usuários e profissionais da saúde.

Manutenção do projeto de Construção da nova unidade de Saúde Parque Cerrado, nos moldes apresentados à comunidade. Após inaugurado e iniciado seu funcionamento, a demanda de usuários da região seja divididos entre as unidades


Caso exista realmente a necessidade da mudança de localização da Unidade de saúde, que a mesma seja estabelecida em local que atenda e respeite o acesso de todos os usuários, considerando o deslocamento e caminho feito pelo indivíduo para ter atendimento na unidade de saúde.


Na certeza de os direitos dos usuários do posto de saúde MG-20 serem resguardados pelo Prefeito, agradecemos




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 23 janeiro 2021
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
26 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar