Redução do valor da mensalidade devido às aulas online

Para: Pais de alunos Tenda do Caminho e Instituto Educacional Emmanuel

Com a pandemia do novo Coronavírus COVID-19 todos tiveram que se adaptar à uma nova realidade. As escolas precisaram migrar do ensino presencial para o ensino remoto.

Esse abaixo assinado tem o objetivo de reduzir o valor da mensalidade da Escola Espirita Tenda do Caminho e do Instituto Educacional Emmanuel, escolas conveniadas com o município de Goiânia (Tenda) e com o Estado de Goiás (Emmanuel), cuja mantenedora é a Irradiação Espirita Cristã.

Conforme orientação do PROCON GO os pais tem o direito de pedir a redução do valor da mensalidade durante as aulas não presenciais e as escolas precisam fornecer uma planilha de custos para os pais que comprove os custos da escola e justifique a cobrança da mensalidade integral.

O pedido de redução do valor leva em conta os seguintes pontos:

- Sem aulas presenciais, as escolas tiveram uma redução significativa de gastos com energia, água, insumos como papel, tinta, etc, manutenção da escola, entre outros.

- Os professores regentes são mantidos pelo município de Goiânia e pelo Estado de Goiás.

- A escola alega ter contratado outros professores para suprir as aulas online.

- A escola arca com as despesas do pessoal administrativo. O pessoal administrativo da escola (Limpeza, cozinha, apoios, outros) está com a quantidade de serviço reduzida, visto que não há alunos, nem aulas presenciais, reduzindo consideravelmente o serviço que era executado em dias de aulas presenciais.

- A escola não fez nenhum investimento para as aulas online. Utiliza da modalidade gratuita do aplicativo de videochamadas ZOOM e o aplicativo de mensagens WHATSAPP.

- Os alunos estão com carga horária reduzida.

- Para as aulas online, os pais precisam disponibilizar para a criança/aluno os recursos mínimos que são: energia, telefone/computador, internet. Alguns pais ainda precisam arcar com professores particulares para acompanhar as atividades e aulas não presenciais.

- Em reunião de pais do inicio do ano letivo de 2020, foi esclarecido que o valor cobrado era para manter os custos da escola, além da contratação de professores para aulas de robótica e investimento em salas e professores para educação especial e inclusiva. Isso não aconteceu devido à pandemia. As crianças permanecem sem aulas de robótica e língua estrangeira, mesmo que em modalidade online.

- As escolas alegam cobrar o valor para realizar serviços de manutenção, tais como reparos no telhado, pintura, entre outros custos. Esses custos não se justificam se não há alunos frequentando a escola

Após todos os motivos citados acima, desejamos que as escolas, Tenda do Caminho e Instituto Educacional Emmanuel, apresentem para TODOS os pais uma planilha de custos que comprove e justifique a cobrança da mensalidade integral. Caso isso não ocorra, entraremos com medidas legais junto ao PROCON

Assinam abaixo todos os pais que concordam.