Não a multissseriação de turmas

Para: Coordenadora da 20ª Coordenadoria de Educação

Senhora Coordenadora da 20ª Coordenadoria de Educação
Nós, os pais, alunos, professores e demais membros da comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Padre José de Anchieta, de São Pedro das Missões, solicitamos, por meio deste abaixo assinado, que a multissseriação de turmas do Ensino Fundamental I e II não ocorra neste ano de 2021 devido às razões que expomos, a saber:
1. os alunos já tiveram o ano letivo de 2020 com grande defasagem escolar, devido à pandemia. Caso ocorra a multisseriação, esta seria um agravante neste contexto, já que a plataforma de ensino disponível para este primeiro momento ainda não é de total familiaridade aos educadores e educandos;
2. o ensino híbrido pressupõe demandas cujos saberes precisam ser melhor apropriados pelos educadores. Dar conta de duas turmas, neste sentido, potencializa a suscetibilidade destes professores à exaustão, podendo adoecê-los;
3. a escola já conta com os recursos humanos previstos para as turmas, bem como espaço físicos suficientes. Neste caso, não parece haver ônus ao erário público a manutenção das turmas assim como estão dispostas;
4. a escola é a única de âmbito estadual no município, e a única também na cidade, uma vez que as demais se situam em linhas no interior.
Na certeza de que nossas demandas serão atendidas, encaminhamos o presente documento, junto às assinaturas, para vossa apreciação.