Pela criação do Parque Urbano em Santa Cecília

Para: Prefeitura e Câmara Municipal de Vereadores de Teresópolis

Pela criação do Parque Urbano em Santa Cecília

O bairro de Santa Cecília sofre com inúmeros problemas socioambientais: ocupação de encostas, derrubada e corte de árvores, despejo de esgoto e resíduos em locais inadequados, desemprego, alcoolismo e o uso de entorpecentes.

Neste sentido, buscando saídas para superação desses problemas, parte da comunidade através da associação de moradores vem trabalhando para transformar essa realidade, propondo ações para melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram no bairro.

Dispondo de uma área verde com grande potencial turístico e de lazer, surgiu a ideia de criar um Parque Urbano em Santa Cecília. Esse parque traria uma série de benefícios diretos e indiretos para a comunidade: a movimentação da economia local com a vinda de turistas, a preservação de espécimes da fauna e flora da Mata Atlântica, a garantia de lazer e de propostas para realização de projetos de Educação Ambiental em parceria com escolas e instituições de ensino e pesquisa como a UERJ, INEA, IBAMA, ICMBio e demais movimentos ambientais.

A criação de um parque urbano não é nenhuma ideia revolucionária e temos diversos exemplos ao redor do mundo e no Brasil: o Parque Güell em Barcelona ou mesmo o parque Dona Sarah Kubitschek em Brasília. São espaços para promoção da cultura, lazer, entretenimento, prática de exercícios físicos e reunião de amigos e conhecidos em um ambiente agradável e socialmente equilibrado.

Mas essas áreas naturais nos centros urbanos são espaços cada vez mais disputados e a necessidade de protegê-los são urgentes. Os efeitos da degradação ambiental são sentidos de forma direta e indireta pela população: aumento da temperatura e poluição dos corpos hídricos são alguns exemplos quando permitimos a supressão das áreas verdes de nossa cidade.

Pensando nesses problemas e do potencial que uma área natural poderá oferecer para a comunidade, os moradores e moradoras de Santa Cecília em conjunto da Associação de Moradores e Amigos de Santa Cecília (AMASC) desejam criar um Parque Urbano Municipal.

Para além do parque, que aproveitará o potencial da cidade para promoção de suas belezas naturais, a criação de espaços verdes nos centros urbanos é uma iniciativa que a longo prazo poderá proporcionar o avanço da discussão ambiental em setores da sociedade civil historicamente alijados dos processos decisórios da cidade.

Portanto, a criação do Parque Urbano no bairro de Santa Cecília poderá ser uma grande oportunidade para colocarmos em prática medidas efetivas que possam mitigar os efeitos do aquecimento global e promover junto a comunidade pensamento ambiental.

Para maiores informações acesse:

Pela criação do Parque Urbano em Santa Cecília, para Prefeitura e Câmara Municipal de Vereadores de Teresópolis foi criado por: Santa Cecília - Teresópolis - Rio de Janeiro.