Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

PETIÇÃO: CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOROCABA/SP - EDITAL 001/2020 (CARGOS DO MAGISTÉRIO) E EDITAL 002/2020 (CARGOS ADMINISTRATIVOS).

Para: Ilmos Sr. Prefeito Municipal, Rodrigo Maganhato, e Sr. Secretário da Educação, Márcio Bortolli Carrara, da Prefeitura Municipal de Sorocaba-SP.

É de conhecimento de todos a situação caótica instaurada por uma pandemia desde o ano de dois mil e vinte. Contudo, é da lucidez de toda a comunidade e da legislação vigente a questão da Educação como serviço ESSENCIAL, OBRIGATÓRIO, PÚBLICO, GRATUITO e de EXTREMA QUALIDADE.

As famílias, a comunidade escolar e, principalmente, OS ALUNOS não podem ficar sem professores TITULARES DE CARGO EFETIVO para a condução efetiva, organizada, sequencial e pautada nos vínculos da afetividade e do conhecimento sistematicamente organizado.

O artigo 206, incisos IV, V e VII da CF/1988 tipificam claramente e respectivamente:
IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V - valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União;
VII - garantia de padrão de qualidade.

A LDBEN, nº 9396/1996 (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) corrobora e legisla em consonância com a CF/88.
Art. 67. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:
I - ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos;

Há escolas, no Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba-SP, com mais de 10 salas SEM PROFESSORES!

Professores EVENTUAIS NÃO SÃO para turmas fixas. O trabalho eventual é necessário quando ocorre a ausência do professor titular de cargo - regente de turma.

Solicitamos, por meio desta petição, a CONVOCAÇÃO IMEDIATA dos aprovados no CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 001/2020 – CARGOS DO MAGISTÉRIO (professores e suporte pedagógico) e EDITAL Nº 002/2020 – CARGOS ADMINISTRATIVOS

Em reunião do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba-SP, no dia vinte e três de março do ano de dois e vinte e um, pela plataforma “Google Meet”, a presidente em exercício trouxe QUESTIONAMENTOS muito importantes sobre o andamento do concurso. Os ESCLARECIMENTOS, por um dos membros, foram os seguintes: a) a Fazenda havia autorizado e liberado a convocação; b) a documentação seria enviada, naquela mesma semana (22/03 a 26/03), ao sexto andar da Prefeitura Municipal de Sorocaba para autorização do chamamento.

A situação pandêmica na fase vermelha/emergencial não inviabiliza ou impede a convocação dos aprovados. Inúmeros órgãos, prefeituras e estados estão convocando normalmente os aprovados em concursos de provas e títulos e processos seletivos de provas e títulos.

A oferta da educação é necessária com o trabalho desenvolvido pelos profissionais que estão aprovados em concurso público já homologado. O ensino está (ou deveria estar) ocorrendo diariamente e incessantemente de maneira remota.

Os questionamentos ao Poder Público e à Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba já foram feitos. Precisamos, nesse momento, de uma ação pontual e concreta que DETERMINE a convocação dos aprovados.

Atenciosamente,
Comissão dos Aprovados no Concurso Público - Editais 001/2020 (Magistério) e 002/2020 (Administrativo).




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1.244 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar