CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS EM ALFENAS/MG

Para: Profissionais da Educação de Alfenas/MG, Comunidade Escolar e Acadêmica; (População Alfenense em geral).

No dia 16 de abril de 2021, as diretoras das escolas estaduais: EE Doutor Arlindo da Silveira, EE Coronel José Bento, EE Dirce Moura Leite e EE Professor Vianna, foram chamadas/convidadas pelo prefeito Luiz Antônio da Silva à Prefeitura Municipal de Alfenas para uma reunião individual. Na ocasião, foram informadas a respeito do processo de MUNICIPALIZAÇÃO das referidas escolas. No sábado dia 17 de abril de 2021, o prefeito expos alguns pontos em um programa de rádio. Não houve nenhum contato realizado por parte da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, nem da Superintendência Regional de Educação- SRE/Varginha para avisar a direção dessas escolas ou aos funcionários sobre o referido processo de municipalização das escolas da rede estadual de ensino de MG que atende ao ensino fundamental I. Esta sequência de acontecimentos evidencia a falta de diálogo e a estratégia cruel para utilizar o momento de enfrentamento à pandemia da Covid-19 para desenvolver as ações inerentes a um processo que não teve nada de democrático. Nós (profissionais da Rede Estadual de Educação do Estado de MG lotados em exercício nas escolas do município de Alfenas, comunidade escolar e acadêmica e a população de Alfenas em geral), vimos por meio deste instrumento, expressar nossa indignação contra a postura da gestão municipal e estadual em conduzir todo o processo e solicitar que não seja feita a adesão ao projeto Mãos Dadas do governo Estadual, pois os prejuízos serão irreparáveis a toda a população alfenense e principalmente para os profissionais da educação e alunos das escolas atingidas.