QUEREMOS UM CREMATÓRIO EXCLUSIVO ANIMAL no Município de São Paulo

Para: Prefeito da Cidade de São Paulo

Além do sofrimento da perda de um animal de estimação, que cada vez faz mais parte da família, a morte gera muitas dúvidas quanto à destinação do corpo do mascote. Hoje em dia a Prefeitura recebe
gratuitamente cadáveres de animais para incineração nos transbordos, local este que recebe resíduos domiciliares, destinação muito triste a um ser vivo que temos tanto afeto.

Segundo o Censo, o Brasil tem a segunda maior população de cães, aves e gatos em todo o mundo e é o terceiro maior país em população total de animais de estimação. São 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 39,8 milhões de aves, 19,1 milhões de peixes e mais 2,3 milhões de outros animais. O total é de 139,3 milhões de pets, sendo que mais de um quarto dos pets brasileiros estão em São Paulo.

Outra preocupação relativa à destinação dos corpos dos animais está no impacto ambiental provocado
pelo descarte ou pelo sepultamento incorreto. O risco por contaminação do solo e das águas superficiais e subterrâneas de um cemitério animal é maior que o de um cemitério humano, pois, além dos
microrganismos já encontrados na decomposição de um cadáver humano, há a introdução de novos
microrganismos que podem infectar vetores e ter potencial zoonótico, ou seja, transmitir doenças para os seres humanos.

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 2013 o sepultamento de animais em cemitérios públicos nos jazigos de seus tutores, porém o prefeito da época vetou a lei, alegando falta de vagas, estrutura e
indicando prováveis infrações ambientais.

Ou seja, a população de animais têm aumentado cada vez mais e ainda não temos uma destinação correta e humanizada para estes seres que têm convivido em nossas casas, nos trazendo alegrias e dignos de uma despedida amorosa.