Volta às aulas no 2º semestre

Para: Coordenação do curso de Medicina - Unisul PB e Grupo Ânima

Em virtude da permanência e da quantidade de aulas práticas COMPLETAMENTE defasadas, atrelada a uma aparente comodidade por parte da instituição de permanência das aulas teóricas de forma – exclusivamente – virtual, viemos, mediante presente abaixo-assinado, expor a insatisfação de nós, estudantes de medicina, perante posição continuamente tomada pela UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL.

Em COMUNICADO enviado por e-mail aos alunos no dia 06 de MARÇO de 2021, a coordenação do Curso de Medicina da Pedra Branca informou que:

"A Unisul e a estrutura física e logística do Curso de Medicina estão prontas e preparadas para reativação imediata das atividades presenciais nos formatos exigidos pela legislação(...). Estamos preparados para qualquer cenário e reforçamos nosso compromisso com a qualidade acadêmica e a segurança de todos os envolvidos."

Nesse sentido, tendo em vista a ênfase por parte da coordenação diante de um COMPLETO PREPARO DA FACULDADE diante de QUALQUER CENÁRIO, viemos em nota pedir que esse PLANEJAMENTO de volta às aulas seja repassado a nós, alunos.

Ademais, gostaríamos que seja levado em conta o desejo por AULAS PRESENCIAIS, teóricas e práticas, no PRÓXIMO SEMESTRE. Faculdades, escolas e pré-vestibulares por todo o Estado e país já retornaram às suas atividades e, uma vez a educação sendo considerada - há tempos - pelo Estado como SERVIÇO ESSENCIAL, desejamos que a nossa instituição tome a mesma medida.

Estamos há 1 ano passando pelas várias DIFICULDADES que é se manter nesse sistema remoto, e, mesmo assim, nos esforçamos esse tempo todo pois entendemos a preocupante situação do país e concordávamos que permanecermos, TODOS, isolados era primordial para o controle da pandemia. No entanto, a partir do momento em que vários serviços não essenciais passam a funcionar (como bares, estabelecimentos comerciais, shoppings, festas), torna- se INJUSTO e não faz sentido nós da EDUCAÇÃO, serviço – ressalta-se, mais uma vez – considerado ESSENCIAL, nos privarmos e tomarmos para nós, exclusivamente, a responsabilidade de controle de uma pandemia.

Queremos que a coordenação, junto ao Comitê de Prevenção do COVID-19 do Grupo Ânima, pense na QUALIDADE DE ENSINO - que está se tornando cada vez mais defasada - e nos ALUNOS - que estão a cada dia mais desmotivados a permanecerem no curso, que sempre foi o grande sonho da maioria.

Possível e muito provavelmente, o GRANDE NÚMERO DE ALUNOS por sala esteja sendo o maior EMPECILHO que a coordenação do curso vem enfrentando para o retorno às aulas, no sentido de respeitar as regras da Vigilância Sanitária. No entanto, estamos querendo muito acreditar que a instituição tomou essa decisão de maneira não precipitada e tenha condições de lidar com tal realidade. Temos certeza que a UNISUL preza por uma educação de QUALIDADE.

Importante ressaltar, por fim, que não estamos aqui exigindo que o retorno às aulas seja obrigatório para todos, uma vez que sabemos que cada um possui sua verdade e sabe de sua realidade. As aulas, nesse sentido, devem ser transmitidas remotamente àqueles que preferirem assistir de suas casas.

Diante do exposto, ficamos no aguardo de um POSICIONAMENTO compatível ao que DESEJAMOS, MERECEMOS e temos CIÊNCIA DE VIABILIDADE.

Palhoça, 11 de junho de 2020.

Volta às aulas no 2º semestre, para Coordenação do curso de Medicina - Unisul PB e Grupo Ânima foi criado por: Estudantes de Medicina - Unisul PB.