PROJETO CAMILLA MOHANA: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Para: CIDADÃOS DE FORMA GERAL- ESPECIAL JOVENS - FUTUROS CONDUTORES DE VEICULOS AUTOMOTORES

Para que haja respeito entre os indivíduos é de extrema importância que se conheça direitos e deveres e, principalmente, que haja compreensão por parte de toda a sociedade que, dentre os direitos fundamentais inseridos na Constituição Federal de 1988, o direito à vida, é o principal direito, resguardado a todas as pessoas. É um direito que transcende o cenário jurídico e, é, objeto abordado em diversas áreas do conhecimento dado à sua importância, dentre elas, a educação, que é a ponte entre a consciência e a ação dos sujeitos, sendo cada ser humano nexo dessa “consciência, de decisão, de criatividade e de possibilidade”.

Viver em sociedade demanda zelo, cuidado uns com os outros, portanto é aconselhável educar cidadãos para desenvolverem-se gradativamente valores éticos e morais, cujo objetivo seja promover paz e harmonia uns com os outros.

Para isso, busca-se na educação, um trabalho efetivo de conscientização da importância de boas condutas dos cidadãos que conduzem veículos automotores no trânsito do estado, e, para atender a essa premissa este projeto foi elaborado, tendo como principal objetivo a abordagem do tema nas escolas públicas e privadas do estado desde os anos iniciais da Educação Básica. Nele, acrescenta-se ao currículo escolar, o componente disciplinar específico direcionado à formação de futuros condutores de veículos automotores, não restringindo apenas às habilidades técnicas, mas a temas capazes de envolver os sujeitos do processo de ensino/aprendizagem no seu dia a dia com ensinamentos de ética que é fundamental para um trânsito seguro.