REVOGAÇÃO DO PROJETO DE DECRETO 02/2021 QUE CONCEDEU O TÍTULO DE CIDADÃO TIANGUAENSE AO PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO.

Para: PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE TIANGUÁ

Nós, cidadãs e cidadãos abaixo assinados, vimos por meio deste reivindicar e solicitar à Câmara Municipal de Vereadores de Tianguá a REVOGAÇÃO do Projeto de Decreto 02/2021 que concedeu o título de Cidadão Honorário ao atual presidente da República. As razões que fundamentam este documento são fatos. Entre outras ações criminosas, Jair Messias Bolsonaro:

I) Desautorizou a aquisição de vacinas, omitindo-se a responder os cerca de oitenta e-mails enviados ao governo brasileiro pela Pfizer, farmacêutica norte-americana;

II) Determinou a produção em larga escala, e por laboratório do Exército, de Hidroxicloroquina (um medicamento comprovadamente ineficaz no tratamento da Covid-19 e há muito já descartado pela comunidade científica mais séria ao redor do mundo).

III) Viola constantemente o decoro e a dignidade do alto cargo que ocupa, por meio de seguidas afrontas à honra e à dignidade do povo brasileiro. Em algumas de suas lives, inclusive, chegou a imitar grotescamente uma pessoa sem ar e à beira da morte, quando acometida pelos sintomas mais graves da Covid-19;

IV) Disseminou e continua disseminando informações falsas em suas redes, seja em relação às formas de tratamento da Covid-19, seja em relação aos governadores e prefeitos, sempre apontados pelo presidente como empecilhos e inimigos à sua deliberada decisão de descumprir as normas sanitárias de distanciamento e de uso de máscaras;

V) Descumpre frequentemente as normas legais de municípios e estados, ao provocar aglomerações inadequadas em eventos públicos. Este ano, quando esteve em Tianguá, descumpriu o decreto municipal e não atendeu ao MPCE, quando este lhe pediu o cancelamento da aglomeração pública. Em nosso município, no dia 26/02/2021, o presidente ainda desfilou dependurado pelo lado de fora de um veículo, em via estadual; gerou grande aglomeração atraindo muitas pessoas da região da Ibiapaba; ordenou a retirada de barreiras físicas de proteção que tinham por objetivo controlar o acesso ao evento; cumprimentou os presentes fisicamente; e, por fim, ainda acirrou o público contra o governador do estado.

Esses são apenas alguns dos inúmeros fatos, motivos e razões que embasam este abaixo-assinado. É sabido também que pesam sobre o atual presidente da República várias outras suspeitas e denúncias, como as evidentes ligações entre ele, seus filhos e as chamadas milícias criminosas do Rio de Janeiro, que aterrorizam o povo mais pobre das comunidades e favelas cariocas.

Outrossim, segundo o site não governamental “A República.Org”, até a presente data (16/06/2021), existem ao todo 121 pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. “Até agora, apenas 6 pedidos foram arquivados ou desconsiderados. Os outros 115 aguardam análise” pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Desse modo, temos inteira e total convicção de que manter esse Decreto que homenageia Bolsonaro se constitui uma afronta e um sério desrespeito ao povo tianguaense, cuja maioria, inclusive como demonstrado na eleição de 2018, não se sente nem se vê representada pelo atual presidente da República. Ele escarnece e zomba da memória dos quase 500 mil brasileiros e brasileiras vítimas da Covid-19, além de promover o caos social que tem arruinado a vida da população brasileira.

Tianguá repudia o Decreto 02/2021. E o povo de Tianguá recusa terminantemente ter a sua imagem coletiva associada a qualquer homenagem a Jair Bolsonaro, o qual merece somente a nossa inquebrantável indignação.

Abaixo, assinamos.