Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela vacinação da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Para: Administração superior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Nós, servidores técnico-administrativos, terceirizados, bolsistas, estagiários e docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), viemos, por meio deste, solicitar informações sobre a vacinação deste grupo contra a Covid-19. Desde o dia 28 de maio, profissionais da educação foram incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI), findando assim qualquer impeditivo de se iniciar a vacinação deste grupo no estado do Rio Grande do Norte. Outros estados, como Bahia e Maranhão, já haviam priorizado a vacinação deste grupo ainda antes desta decisão. Até o momento, no dia 22 de junho, semanas após a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que definiu que 10% das remessas de doses recebidas pelo estado deveriam ser utilizadas para vacinar profissionais da educação, a cidade de Natal ainda está aplicando as doses em profissionais do ensino fundamental, o segundo grupo na ordem prevista de vacinação para a educação. No último dia 17, o governo do estado publicou em seus canais de comunicação que a cota passará a 20% das doses para profissionais da educação, mas até agora nenhum impacto foi percebido na vacinação em Natal.

No último dia 09 deste mês, recebemos um formulário da UFRN para que fosse realizado um levantamento de quantos profissionais seriam vacinados pela instituição “caso a indicação de que vacinação aconteça em nosso Campus seja mantida”. Quase duas semanas depois, não temos nenhuma informação da universidade. Por outro lado, recebemos, na tarde de ontem, e-mail da Instituição sobre a atividade de capacitação “Covid-19: Protocolo de Biossegurança da UFRN”, "elaborada para difundir na Universidade as orientações e as normas estabelecidas sobre os protocolos de segurança necessários à retomada das atividades presenciais", segundo o informe.

No caso específico de Natal, também não há informações sobre o cronograma de vacinação divulgado pela prefeitura. Esta é a única capital do Nordeste que ainda nem começou a vacinação do ensino superior. No mesmo estado, os municípios de Mossoró, Currais Novos e Caicó já realizaram ou iniciaram a vacinação de seus profissionais de educação superior.

Sabemos que o momento é de gravidade para todas e todos e defendemos vacinação em massa. Apenas com toda a comunidade acadêmica e a população em geral vacinada, em especial trabalhadoras e trabalhadores que se expõem diariamente ao vírus por suas atividades serem obrigatoriamente presenciais, teremos de fato segurança para voltar às sala de aula presencialmente. Lembramos, porém, que as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas seguem sendo realizadas; em alguns casos, inclusive, de forma presencial. Além disso, é fundamental haver transparência e acesso às informações sobre a vacinação da categoria e de toda a população. É uma questão de utilidade pública e, portanto, de democracia.

Certas e certos de que a administração superior está ao lado da defesa da ciência, da educação e dos princípios democráticos, solicitamos informações sobre a vacinação de profissionais do ensino superior vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e que a Reitoria pressione as prefeituras para sistematizar e acelerar a vacinação dos servidores desta instituição, a exemplo de outras universidades.






Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
84 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar