Estátua em homenagem a Michel Vinícius de Sousa Custódio

Para: Exmo. Sr. Prefeito de Arcos-MG

Michel Vinícius de Sousa Custódio, mais conhecido como Michel Custódio ou Miojjo (apelido que fazia referência a seus cabelos enrolados), foi um grande artista arcoense, nascido em 28 de março de 1989 e falecido em 22 de junho de 2021, vítima de complicações causadas pela Covid-19.

Guitarrista desde o ano de 2002, participando de várias formações de bandas de Arcos, Minas Gerais, destacou-se pelo trabalho autoral nas bandas The Flexionators (2005 a 2010) e Mad Chicken (2016 a 2021), além de contribuir com a produção musical de diversas outras bandas do cenário do rock de Arcos e cidades vizinhas ao longo de quase 20 anos.

Michel sempre foi um músico muito querido por todos que tiveram a oportunidade de tocar junto com ele e, com seu talento e carisma, tinha amizade com artistas dos mais diferentes estilos, mesmo tendo se destacado como guitarrista e produtor de rock. Através do seu trabalho autoral, seja como músico ou na produção, contribuiu de forma muito importante para levar o nome do rock e da música arcoense para outras cidades e países.

Como um artista em constante evolução, tinha diversos planos para o futuro, mas infelizmente, em seu momento mais criativo e produtivo, teve seus sonhos interrompidos após uma longa batalha contra a Covid-19 entre os meses de maio e junho de 2021.

Assim, com todo o respeito aos familiares do Michel, que deverão ser consultados para autorização prévia caso o pedido aqui realizado seja atendido, gostaríamos de solicitar à Prefeitura de Arcos e a toda a comunidade arcoense que apoiem e se mobilizem para a instalação de uma estátua de Michel Custódio em um local público da cidade de Arcos, Minas Gerais, como forma de homenagear esse ilustre artista arcoense, que fará muita falta para a cultura do município, e ainda valorizar a música e a cultura que é produzida na cidade e muitas vezes não tem o seu devido reconhecimento. Há muitos memoriais dessa espécie instalados em diversas cidades do mundo, como: Tom Jobim, Dorival Caymmi e Michael Jackson, no Rio de Janeiro; Bob Marley, em Kingston; John Lennon, em Liverpool; Freddie Mercury, em Montreux; Jimi Hendrix, em Seattle; Phil Lynott (Thin Lizzy), em Dublin; etc.

Como sugestão de local para instalação da estátua, gostaríamos de indicar como preferência a Praça dos Arcos, no centro da cidade, pois segundo relato de alguns amigos, o Michel trabalhava na empresa que construiu os arcos de metal instalados nesta praça, justamente no período de sua criação, e teria sido um dos responsáveis pela produção dos arcos, o que tornaria ainda mais relevante a escolha do local para a homenagem.