BASTA! EXIGIMOS SEGURANÇA PARA PROFISSIONAIS E USUÁRIOS(AS) DO HC-PE

Para: Ao Exmo Sr. Superintendente do Hospital das Clínicas de Pernambuco; Ao Exmo Sr. Reitor da Universidade Federal de Pernambuco; Ao Exmo Sr. Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares;

Os Trabalhadores(as) e usuários(as) do Hospital das Clínicas de Pernambuco (HC/UFPE-EBSERH), vem através deste, REQUERER a adoção de medidas emergenciais de segurança e o reforço das ações existentes.

Visto que já ocorreram diversas situações de roubos e furtos nas imediações da unidade, sendo de maior gravidade a situação ocorrida no dia 17 de julho de 2021 por volta das oito horas da manhã. Em que uma profissional ao encerrar seu plantão e encaminhar-se ao seu veículo, que se localizava no estacionamento interno do referido hospital, foi abordada e sequestrada por dois homens armados em seu próprio carro. Sendo a vítima abandonada na estrada em seguida, e seu veículo roubado.

Diante dos fatos expostos, fica evidenciada a total vulnerabilidade na segurança do hospital. Torna-se imprescindível garantir a integridade física, psicológica e material dos profissionais e dos usuários que utilizam os serviços do Hospital. Sendo assim, nós que abaixo assinamos, SOLICITAMOS:

- Que a iluminação seja reforçada em todos os pontos do estacionamento do hospital;

- Que o número de profissionais de seguranças ativos(as) circulando no estacionamento do hospital seja ampliado;

- Que a segurança seja reforçada por uma equipe de profissionais de segurança armada na área externa do hospital;

- Que seja designado(o) um(a) profissional de segurança armada para a entrada da triagem obstétrica no térreo, setor “porta aberta” do hospital, pois, tal característica deixa a equipe em situação totalmente vulnerável, principalmente em horários noturnos;

- Que seja realizada a instalação de uma sistema com câmeras de segurança.

Recife, 22 de julho de 2021.