Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Unidade e luta para avançar, o trabalho não pode parar! Tô com Tiago Soares Secretário Estadual de Combate ao Racismo PT-SP!

Para: PT-SÃO PAULO

Unidade e luta para avançar, o trabalho não pode parar!
Tô com Tiago Soares Secretário Estadual de Combate ao Racismo PT-SP!

Nós coletivos, tendências, negras/os, indígenas, jovens, mulheres, lgbtqi, antirracistas, dos povos tradicionais das religiões de matrizes africanas, das diversas manifestações religiosas, culturais, do interior, da capital, da região metropolitana, do litoral, que militam no partido dos trabalhadores no estado de São Paulo, chamamos à todas/os/es filiados/as, para construir a unidade na pluralidade de ideias, respeitando as nossas diferenças, e focando no projeto coletivo de fortalecimento da secretaria estadual de combate ao racismo do partido no estado, hoje representado na candidatura à reeleição do companheiro Tiago Soares.

Foram quatro anos de duras batalhas, restabelecer o protagonismo coletivo da secretaria, junto à instância partidária, junto ao movimento negro, antirracista, e aos filiados e militantes do partido. Nesse período, foi possível defender com toda determinação, a inocência do Presidente Lula, em todos os fóruns populares e sociais, participar ativamente das agendas centrais do movimento negro, ampliar a aliança de classe com o setor sindical e popular, e defender de forma incisiva a representativade racial nas chapas majoritárias e proporcional do partido, respeitando a construção coletiva, no âmbito do coletivo estadual e muitas das vezes em fóruns ampliados.
Enxergamos a transição geracional, como um processo que vai muito além da idade, em nossa cultura ancestral, a valorização e o respeito do saber dos mais velhos é essencial para os mais novos, da mesma forma quando nos deparamos com o debate sobre feminismo negro, que é bem diferenciado do tradicional, o matriarcado é uma pedra fundamental das nossas relações históricas e devemos sempre estar em alerta em nossos espaços coletivos. Não se constrói uma secretaria forte de forma individual, o desafio constante é produzir sínteses coletivas e plurais.

Acreditamos, que a luta pelo socialismo passa também por essas demandas, que são estruturantes na nossa sociedade. Passados 133 anos da abolição inacabada, a desigualdade social que é gritante, nessa pandemia escancarou os números de miseráveis, artificio próprio do capitalismo, quando fazemos um recorte de raça compreendemos que os mais de três séculos de trabalho forçado, ainda desestrutura a nossa sociedade no conceito de classe, raça e gênero, a não reparação à essa brutalidade de nossa história, nos levou há um grande índice de pobreza e exclusão da população negra, o racismo retroalimenta a manutenção das desigualdades amparadas pelas instituições do estado brasileiro.
O PT, precisa compreender essa situação e trabalhar com o compromisso de organizar a luta, conciliando as perspectivas de classe, raça e gênero, é primordial para que possamos alcançar a maioria dxs trabalhadorxs assalariadxs e desempregadxs. Enfrentar a violência policial, e denunciar o constante extermínio da população pobre, preta e periférica em especial, os jovens é uma ação constante que deve ser pautado por todas as lideranças partidárias.

O principal desafio, é aprofundar as lutas populares, em defesa dos direitos sem abrir mão de denunciar o racismo, o machismo, a lgbtfobia e as outras opressões, ocupar as ruas em defesa da cassação da chapa BOLSONARO-MOURÃO, defender uma nova constituinte, onde que temas como a segurança pública e a reparação histórica ao povo negro e indígena, sejam retomadas, e para isso eleger Lula para presidente é central, ampliar a bancada estadual e federal e enfrentar os tucanos e bolsonaristas em São Paulo com Haddad, é uma das principais trincheiras pelo qual o nosso partido está sendo convocado para enfrentar no próximo período, para nós que trilhamos na defesa da representatividade racial nas chapas majoritárias, esse assunto não deve ficar à margem das discussões estratégicas do partido, devemos reafirmar a disposição da secretaria de pleitear que a vaga do senado, deva ser de uma liderança negra de preferência, que seja uma companheira, já comprovamos vide 2018, que temos inúmeros quadros em nossas fileiras com disposição para essa tarefa.

Estar ao lado, do companheiro Tiago Soares nesse momento, significa reafirmar nossa autonomia, nossa coletividade, a pluralidade de pensamento, a superação das formas ultrapassadas de lidar com a nossa diversidade de idéias, reafirma nossa capacidade de síntese de produzir um programa, ousado onde todes, independente se fazem parte das ditas “maioriais ou minorias” internas possa contribuir, pois sabemos que no momento, que estamos defendendo as nossas pautas, muitas das vezes trilhamos de forma solitária, o único caminho possível para avançar a nossa luta é com a nossa unidade.
Apresentamos 13 compromissos, dessa candidatura para o próximo período:

1 – Consolidação dos Coletivos de Combate ao Racismo nas Cidades e Macros Regiões, seguindo exemplo da Baixada Santista e Campinas;
2 – Jornada de Formação Antirracista em parceria com a FPA e a Secretaria Estadual de Formação Politica;
3 – Realizar o Encontro de Negras/os do PT;
4 – Realizar o Encontro de Indígenas do PT;
5 – Realizar um seminário em parceria com a JPT sobre os desafios da Juventude Negra;
6 – Organizar o Fórum Estadual de Mulheres Negras em parceria com a Secretaria Estadual de Mulheres;
7 – Realizar um seminário em parceria com a secretaria LGBT;
8 - Montar um GTE, conforme os moldes das eleições de 2018 e 2020, com vistas à organizar uma chapa forte de candidaturas negras, indígenas e antirracista, promover a participação da secretaria na construção do programa de governo, acompanhar o debate na composição da chapa majoritária, com vistas a reafirmar a posição de ter figuras negras na composição, e um acompanhamento e intervenção coletiva sobre o fundo eleitoral no que trata a proporcionalidade racial na sua destinação.
9 – Dialogar junto com todas as secretarias setoriais e núcleos, as politicas de Combate ao Racismo, no sentido de garantir a transversalidades em ações conjuntas;
10- Organizar um coletivo de redes sociais da secretaria;
11 – Transformar o grupo de conjuntura como espaço permanente da secretaria aberto para a participação de todes filiados/as;
12 - Participar ativamente do calendário de lutas antirracistas promovida pelos movimentos negro, indígena, popular e sindical;
13 – Realizar Seminário das Macros do Interior, da Grande SP e da Capital com o objetivo de planejar ações que consigam dialogar com a realidade e a pluralidade de cada região na luta antirracista e compor um conselho estadual com essas representações para colaborar junto ao coletivo estadual;
Por todos esses compromissos elencados, nós abaixo assinado, manifestamos apoio à reeleição do companheiro Tiago Soares, para a secretaria estadual de combate ao racismo, e convidamos as demais chapas e lideranças para somar conosco, nesse processo de grande relevância para a luta antirracista do partido no estado de São Paulo. Assinam esse manifesto:

Chapas:

“Antirracistas fazendo a diferença”
“Aquilombar para enfrentar o Racismo, com Tiago secretário estadual!”
“O Combate ao Racismo em Tempos de Guerra”
“Resiliência, o povo negro resiste!”

Lideranças:

Vereadora Janete Pietá – Guarulhos, Vereadora Thais Nogueira – São José de Rio Pardo, Vereador Bruno Marino – Carapicuiba, Vereador Willian Souza – Sumaré, Vereadora Guida Calixto – Campinas, Vereador Cecilio – Campinas, Ex- Vereador Carlão de Campinas, Ex-Vereadora Claudete Alves – Capital, Ex-Vereador Paulo Reis – Capital, Ex-Vereador Paulo Eugênio de Mauá, Ex-Vereador Maninho de Diadema, Ex-Vereador Italo Cardoso, Roberto dos Santos Coordenador do S.O.S Racismo na Alesp, Mariana Janeiro Secretaria Nacional de Mobilização e do PT-Jundiai, Rafael Pinto DZ-Ipiranga, Prof. Dra. Maria Palmira foi gestora no Governo Lula, Sandra Mariano Coletivo Nacional e Secretaria-Adjunta Estadual, Prof. Marilândia Frazão Secretaria da Capital, Douglas Martins foi da gestão da Seppir no Governo Lula e do PT-Santos, januario Figueiredo Willian Zanolli PT/Olimpia, Zezinho PT/Jandira, Sebastião Jr PT/Araçatuba, Miguel Paião Macro Mogiana, Yá Barbara PT/Suzano, Demetrio Cesar Coletivo Estadual PT-Arujá, Rosa Lazinho Coordenadora da Macro Mogiana, Penha PT/Votorantim, Marcão Papeleiro PT-Votorantim, Lu Ferrari PT-Votorantim, Djalma Sutero PT-Cubatão, Solange Machado Coletivo Estadual e do PT/Guarulhos, João Galvino DZ-Tiradentes, Rafaela Movimento de Moradia Vermelho Pra Lutar, Marco Paulo Coletivo Estadual e PT/Itaquá, Fabiano Soares PT/Itaquá, Cosme Alves PT/POÁ, Rodrigo Almeida PT/ARUJÁ, Prof. Dirce Silva PT/Cajamar, Alessandra Gabriel PT/Francisco Morato, Daniel de Oliveira JPT/Maua, Marcus Vinicius Vinicius PT/Maua, Aldacir Fonseca PT Hortolândia, Vivian Tito PT/Hortolândia, Zelia Lucas Patricio PT/Osasco, Maria Regina Ferreira PT/Carapicuiba, Iraci Pereira de Jesus PT/Praia Grande, Antonio Doria PT/Itanhaém, Prof. Leonor da Mata DZ-Vl. Mariana e da APEOESP, Prof. Edmar Silva da APEOESP, Maria Luiza Vieira DZ-Jabaquara, Josué Candido DZ-Jabaquara, João da Cadesc DZ-Cidade Tiradentes, Claudir Braga Pres. DZ-Ermilio Matarazzo, Fabio Barbosa Sec. De Comunicação DZ-Butantã, Carlos Aquino Sec. De Formação DZ/Penha, Kelly das Neves Sec. De Mobilização do DZ-São Miguel, Tayna Vargas JPT-DZ Cid. Tiradentes, Educadora Eliana Frazão Carapicuiba, Marks Oliveira PT-Guarulhos, Cassia Gomes PT-Guarulhos, Alexandre Santana PT-Guarulhos, Adriano PT-Campinas, Cleusa Sueli PT-Campinas, Cleber Silva PT-Sumaré, Julia Helena PT-Campinas, Jô PT/Guarujá, Otavio Silva PT-Embu das Artes, Josue Amador PT-São Vicente, Analice Fernandes PT-São Vicente...Venha conosco!




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
117 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar