Cães e Gatos nas ruas de Paulinia SP

Para: Prefeitura Municipal de Paulínia; Câmara Municipal de Paulínia - SP

Excelentíssimo Prefeito,

Estamos enfrentando um problema grave em nosso bairro Residencial Pazetti e também em outros bairros do município, há muito animais (cães e gatos) sendo abandonados aqui, ficando em situação vulnerável e precária, com fome, sede e doentes, e alguns são ferozes, atacam crianças, motociclistas, carteiros, brigam entre si se machucando, rasgam lixo para se alimentar causando incomodo, sujeira e desordem no bairro.
Porém é evidente a omissão da prefeitura com relação ao resgate e a população de cães e gatos que são frequentemente abandonados nas ruas em Paulínia, pois já entramos em contato com a Zoonoses, corpo de bombeiros, SEDEMA, guarda municipal e não tivemos retorno efetivo, pois os mesmos alegam não terem estrutura e nem responsabilidade com os mesmos.
Considerando o artigo 1º da lei estadual LEI Nº 12.916, DE 16 DE ABRIL DE 2018, que diz "O Poder Executivo incentivará a viabilização e o desenvolvimento de programas que visem ao controle reprodutivo de cães e de gatos e à promoção de medidas protetivas, por meio de identificação, registro, esterilização cirúrgica, adoção, e de campanhas educacionais para a conscientização pública da relevância de tais atividades"
Solicitamos que a prefeitura Junto à administração, tome providências para que seja realizada a castração e vacinação destes animais com o objetivo de fazer o controle populacional e evitar a proliferação de doenças, e recolhendo aos animais ferozes, além do trabalho junto à ONGS e protetores independentes para encaminhar os animais para adoção responsável.
Considerando os constantes casos de abandono e também outros crimes de maus tratos cometidos aos animais que vivem na cidade é imprescindível também que a prefeitura providencie placas alertando sobre os crimes de abandono e maus tratos com o objetivo de coibir os infratores.
Temos como exemplo os casos de Maus tratos de cães que vivem no bairro que foram envenenados, espancados e atropelados.
Levando em consideração, os donos de cachorros que soltam os seus nas ruas e se eximem das responsabilidades. Sugiro que os mesmos sejam obrigados a identificar seus animais e a prefeitura multar os donos que soltarem seus cães, pois os animais são domésticos e devem permanecer nas propriedades dos mesmos.
É inadmissível tamanha omissão da prefeitura perante aos constantes casos de abandono e maus tratos nos bairros de Paulínia, pedimos medidas urgentes para evitar que mais crimes sejam cometidos com os animais.